Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
17/06/2025

SICISGA promove palestras sobre abate de aves e abate de bovinos

O propósito das capacitações é manter os médicos veterinários sempre atualizados e ao mesmo tempo aproveitar o corpo técnico do CISGA, permitindo que cada um contribua com sua expertise

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), promoveu no dia 12 de junho, reunião periódica com os médicos veterinários integrantes do SICISGA. Na parte da manhã, os municípios com SISBI reuniram-se para finalizar os ajustes nos decretos, que foram atualizados.

Na parte da tarde, seguindo o cronograma de capacitações internas para os médicos veterinários, foram realizadas duas palestras que trataram sobre abate de aves e de bovinos.

 A coordenadora do SIM de Garibaldi, médica veterinária, Camile Milan, falou sobre o fluxograma e atividades realizadas no abate de frangos. Ela explicou como é realizado todo o processo envolvendo o abate de aves e as etapas que devem ser observadas pela empresa e pelo profissional que atua na fiscalização para garantir que todos os procedimentos sejam realizados em conformidade com a legislação vigente, visando a produção de carne de aves segura e de qualidade, com bem-estar animal.

"Tenho anos de experiência na área de inspeção de frangos, assim como a Carla possui ampla vivência na área de bovinos. Por isso, fomos escolhidas para abordar esses temas. Nada melhor do que nós, médicos veterinários que atuamos diretamente no SIM dos municípios, para compartilhar nossa vivência prática. O propósito dessas capacitações é justamente esse: manter os profissionais sempre atualizados e aproveitar o excelente corpo técnico que temos, permitindo que cada um contribua com sua expertise. Foi exatamente isso que ocorreu neste encontro", destacou Camile.

Em seguida, a coordenadora do SIM de São Marcos e do SICISGA, médica veterinária, Carla Batista do Nascimento, falou sobre o fluxograma e rotina no abate de bovinos.

Ela salientou que a fiscalização no abate de bovinos envolve inspeções tanto antes quanto depois do abate, verificando a saúde dos animais e a higiene do processo, além de assegurar o cumprimento das normas sanitárias.

Carla disse que esse primeiro ciclo de palestras do SICISGA veio da necessidade de fazer cursos, capacitações para os veterinários do CISGA. “Era uma demanda que sempre foi solicitada e a havia dificuldade em trazer pessoas que atendessem as,  porque geralmente quem ministra esses cursos são profissionais que trabalham com empresas muito grandes e a nossa realidade é de empresas, agroindústrias menores no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), por isso optamos por fazer entre nós mesmos, visto que a nossa experiência, a nossa prática talvez ajude mais os colegas do que, por exemplo, buscar um profissional, um veterinário que atua na esfera estadual ou federal. É também uma forma de valorizar os profissionais que temos dentro do consórcio e que são muito aptos a dar palestras e a fazer cursos”, frisou Carla.

O próximo ciclo de palestras deve ocorrer no mês de setembro.

Conteúdo Rodapé