Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
04/12/2023

Serviço de Inspeção Municipal de Veranópolis conquista indicação ao SISBI-POA

Certificado de Reconhecimento de Equivalência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para integrar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) foi entregue ao prefeito Waldemar de Carli

O Serviço de Inspeção Municipal, órgão responsável pela fiscalização da fabricação de produtos de origem animal no município de Veranópolis, vinculado à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, conquistou a indicação ao Serviço Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal - SISBI-POA. Sistema que permite que produtos fabricados nas agroindústrias locais possam ser comercializados em todo o Brasil.

 

O processo de adesão ao SISBI foi realizado através do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha – CISGA, por intermédio do Serviço de Inspeção do CISGA (SICISGA).

 

Na assembleia dos prefeitos do Consórcio, realizada no dia 30 de novembro, foi entregue ao prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli, o certificado de Reconhecimento de Equivalência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para integrar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).

 

De Carli, afirmou que o certificado de reconhecimento da equivalência do Serviço de Inspeção Municipal é extremamente importante porque oportuniza às agroindústrias ou pequenas empresas que elas consigam vender os seus produtos para todo país com o aval do serviço de inspeção. “Certamente isso autoriza essas empresas a expandir a venda de seus produtos para todo o país e isso significa mais renda e emprego em nosso município”, destacou o prefeito.

 

Para a adesão ao SISBI-POA, o Serviço de Inspeção Municipal deve comprovar a eficiência da inspeção industrial e sanitária dos estabelecimentos fabricantes de produtos de origem animal e demonstrar a equivalência dos procedimentos com a inspeção federal (SIF). Já o estabelecimento indicado deve cumprir todos os requisitos higiênicos e sanitários relativos à estrutura das instalações, programa de boas práticas de fabricação e programa de autocontroles, indispensáveis para a garantia da fabricação de produtos inócuos e seguros ao consumidor.

 

A Coordenadora do Setor de Inspeção de Produtos de Origem Animal de Veranópolis, Médica Veterinária, Daniele Andreazza, também destacou que o certificado é muito importante para o município.  Ela conta que através dele foi possível comprovar a eficiência do Serviço de Inspeção e conseguir também indicar as agroindústrias registradas no SIM ao SISBI, que é o programa nacional que permite a comercialização dos produtos das agroindústrias registradas no Serviço de Inspeção em todo o território do Brasil.

 

 “Então ele permite um desenvolvimento local, permite quem sabe a possibilidade de novas agroindústrias visto que elas têm essa possibilidade de aumentar o comércio, agrega muito valor ao nosso serviço e abre muitas possibilidades para as agroindústrias também”, frisou a coordenadora.

 

Daniele Andreazza conta que a adesão ao SISBI vem sendo construída há anos, destacando que foi um trabalho conjunto do Serviço de Inspeção Municipal com o apoio do Serviço de Inspeção do CISGA.

Conteúdo Rodapé