Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
02/10/2025

Rota dos Capitéis é oficializada com apoio do CISGA e participação de nove municípios

Projeto integra fé, cultura e história da imigração italiana em mais de 500 templos, impulsionando o turismo religioso e econômico da região serrana

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) sediou no dia 29 de setembro de 2025, a Assembleia de Instituição e Constituição da Associação Rota dos Capitéis – Caminhos de Imigração e Fé.

A Rota dos Capitéis conta com o apoio do CISGA na instalação das 643 placas de sinalização do novo roteiro que está sendo criado na região serrana.

A sinalização viária interpretativa, indicativa e de advertência segue as normas do Guia Brasileiro de Sinalização Turística / CONTRAN permitindo um acesso mais seguro e fácil para os turistas.

O atrativo criado para valorizar e promover os traços cultural, histórico e religioso da imigração italiana na região conta com diversos microrroteiros, interligados a uma rota principal, que os turistas poderão percorrer de carro, a pé ou de bicicleta. Ao todo, são 10 roteiros de cicloturismo e 15 de caminhada, com cerca 1 mil quilômetros enveredados por trilhas, passando por cerca de 500 templos – capitéis, igrejas, capelas e grutas – em nove municípios.

A Rota dos Capitéis começou a ser criada em 2020, depois de o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), então presidido por Rogério Capoani, encampar a sugestão do empresário Adriano Miolo.

"Esse é mais um passo, um passo extremamente importante que estamos dando não apenas para gerir um projeto regional, mas principalmente para garantir sua sustentabilidade", disse Marijane, também presidente do conselho superior do CIC- BG.

Atualmente, o roteiro integra os municípios de Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Garibaldi, Imigrante, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza.

A presidente do CISGA e prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, destacou a importância da iniciativa:

“Estamos consolidando um grande passo, e o CISGA tem orgulho de integrar esse momento histórico. A Associação Rota dos Capitéis, Caminhos da Imigração e Fé deixa de ser apenas um projeto e passa a se tornar realidade. São nove municípios engajados, e Santa Tereza, naturalmente, faz parte dessa construção tão relevante, não apenas para o nosso território, mas para toda a Serra Gaúcha. Essa união entre o setor público e o privado tem como propósito fomentar o turismo religioso e cultural, resultando em avanços significativos para a economia. Os benefícios irão muito além dos municípios diretamente envolvidos, alcançando toda a nossa rica e diversa região.”

O ato também contou com a participação do Bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon, além de prefeitos dos municípios fundadores.

O encontro também designou os componentes do Conselho Deliberativo, bem como dos conselhos fiscal e consultivo.

Conselho Deliberativo (gestão até 31 de dezembro de 2029)

Presidente: Marijane Paese

1º vice-presidente: Rogério Capoani

2º vice-presidente: Adriano Miolo

3º vice-presidente: Laudir Miguel Piccoli

Conselho Fiscal (gestão até 31 de dezembro de 2027)

Presidente: Sérgio Peruffo Junior

Titular: Maria Regina Ferretto Flores

Titular: José Batisti Locatelli

Suplente: Antonio Faccin

Suplente: Edemar Gazolla

Suplente: Gilberto Cristino Durante

Conselho Consultivo

Centro da Indústria, Comércio e Serviços e Bento Gonçalves (CIC-BG)

Mitra Diocesana de Caxias Do Sul

Circolo Trentino Di Garibaldi

Fabiano Laércio Mazzotti

Diretoria Executiva (gestão até 31 de dezembro de 2027)

Presidente: Mariana Milani Krauss

Vice-presidente: Mateus Postingher

Diretora administrativa: Raísa Bettú Lazzari

Diretora financeira: Gladis Carmem Milani Stringhini

 

Conteúdo Rodapé