Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
18/02/2025

Reunião faz encaminhamentos para concretização da Rota dos Capitéis

CISGA está apoiando o projeto na instalação das placas de sinalização e orientação

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) participou de reunião nesta segunda-feira (17) onde foi tratado sobre a Rota dos Capitéis.

O CISGA foi representado pelo Diretor-executivo, Rudimar Caberlon, que destacou que o Consórcio, através da presidente, Prefeita de Santa Tereza Gisele Caumo, está apoiando o projeto através da instalação das placas de sinalização da Rota.

Na reunião, que contou com a presença do Deputado Estadual Guilherme Pasin, foi debatida a institucionalização da rota a nível estadual, o que fortaleceria sua promoção e facilitaria a captação de recursos. Foi aprovado que o deputado dê sequência a tramitação da proposta na Assembleia Legislativa.

Pasin explicou ser uma proposta que se tornará Projeto de Lei para fins de políticas públicas estaduais que possam reconhecer a Rota dos Capitéis como Rota Turística do Rio Grande do Sul. Este projeto auxiliará na busca de novos patrocínios e também, com forte apoio na comercialização, onde através do Estado via Secretaria de Turismo do Estado (SETUR) pode-se levar a sua divulgação para feiras importantes do setor que acontecem no Brasil e no exterior.

No encontro a presidente do Conselho Superior do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, Marijane Paese, apresentou o projeto de construção de 16 estações de apoio ao longo do percurso e informou que o mesmo será enviado para a Secretaria de Turismo do Estado e poderá ser contemplado com recursos para sua execução.

Também foi tratado sobre a importância de estruturar a Associação dos Municípios que fazem parte da Rota. Nesse sentido, o coordenador do projeto, Rogério Capoani, informou que a CIC BG está disponibilizando recursos para a contratação de assessoria jurídica.

Está prevista a constituição de uma comissão para organizar o lançamento da Rota dos Capitéis, com previsão  para ocorrer  no primeiro semestre de 2025.

Com 10 municípios participantes e um trajeto de 330 km repleto de história e fé, a Rota dos Capitéis conectará os visitantes a 468 construções religiosas - dentre capitéis, capelas, grutas, igrejas e ermidas. Além disso, contará com sinalização padronizada e estações de apoio ao longo do percurso.

A 'Rota dos Capitéis - Caminhos da Imigração e da Fé' é capitaneada pelo CIC-BG, de forma conjunta com os dez municípios envolvidos – Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Farroupilha, Garibaldi, Imigrante, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza.

O percurso poderá ser feito pelos visitantes por meio de veículos motorizados, por ciclovia ou caminhada. Os caminhos estão sendo desenvolvidos segundo normas ABNT/ISO.

 

 

 

Conteúdo Rodapé