Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
21/03/2024

Municípios do CISGA debatem novo contrato de concessão com a Aegea

Garibaldi e Carlos Barbosa realizaram reuniões com a presença de representantes da Aegea

Os municípios de Garibaldi e Carlos Barbosa, que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) realizaram nesta semana reuniões para debater sobre o contrato de concessão dos serviços se saneamento básico (água e Esgoto) com a Aegea.

Na terça-feira (19), Garibaldi promoveu encontro aberto a toda comunidade no Centro de Convivência de Idosos (CCI) para tratar do contrato de concessão.

O encontro contou com a presença do prefeito Sérgio Chisini, vereadores, secretários municipais, representantes da Corsan, da Aegea, da Agesan, do poder judiciário, das forças de segurança, de conselhos e entidades municipais.

A Aegea é a empresa que arrematou a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) no leilão realizado em dezembro de 2022 pelo Governo do Estado, no qual assumiu oficialmente a operação da companhia em julho de 2023.

Na abertura do encontro em Garibaldi, o Diretor Executivo do CISGA, Rudimar Caberlon, explicou as tratativas realizadas com os municípios que integram o consórcio após o processo de concessão dos serviços de saneamento básico.

“Haviam três caminhos a serem seguidos: a municipalização do serviço, a rescisão do convênio com a Corsan e, a partir disso o pagamento de uma indenização com a realização de uma concessão, ou a terceira opção que os Prefeitos do CISGA entenderam como mais segura juridicamente e mais eficiente, que é a renovação do contrato de concessão, trazendo a Agesan como agente fiscalizador”, pontuou.

Nos eventos realizados nos  municípios, o gerente institucional da Aegea, Cesar Faccioli, fez a apresentação da empresa e abordou sobre a universalização do esgotamento sanitário e do abastecimento de água potável.

A meta assumida pela controladora é atingir 317 municípios com água e esgoto universalizados até 2033, ou seja, 90% da população da cidade atendida com esgoto tratado e 99% com água potável.

O município de  Garibaldi tem como principais demandas a ampliação da capacidade de reservação do município e a elaboração de um projeto de revitalização e utilização compartilhada da Barragem Santa Mônica.

Em Carlos Barbosa a reunião com a Aegea ocorreu na quinta-feira, 21, na Câmara de Vereadores do município. O prefeito Everson Kirch, destacou que foi importante realizar o encontro para a comunidade poder tomar conhecimento de todo o processo que vem ocorrendo, visto que existe a obrigação de atender ao Marco do Saneamento que obriga uma série de investimentos na distribuição de água potável e no tratamento do esgoto.

Ele disse que as principais preocupações de Carlos Barbosa são com o tratamento do esgoto e ampliação de redes de distribuição de água.

“Estamos coletivamente, através do  CISGA, construindo soluções para o futuro de Carlos Barbosa e da região”, afirmou o prefeito.

 

 

 

 

Conteúdo Rodapé