Os municípios de Antônio Prado e Bento Gonçalves, integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), receberam nesta semana a visita do diretor do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), Alexandre Reis, para acompanhar o andamento dos projetos de modernização da iluminação pública com tecnologia LED.
A agenda teve como objetivo avaliar as intervenções já realizadas, verificar o avanço das obras em execução e dialogar com os prefeitos sobre a iniciativa regional do CISGA aprovada na nova Chamada Pública do Procel Reluz. As cidades foram habilitadas para receber recursos do Governo Federal, destinados à modernização do parque de iluminação pública.
Durante as visitas técnicas, engenheiros do Procel percorreram ruas que já contam com a nova iluminação em LED, analisando os resultados alcançados até o momento e o impacto das melhorias implementadas. Em Bento Gonçalves, a equipe esteve acompanhada por técnicos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, visitando pontos que devem receber a nova iluminação, incluindo áreas da região do bairro Borgo.
Em Antônio Prado, o projeto prevê a substituição de cerca de 700 lâmpadas convencionais por luminárias de LED, permitindo que a iluminação pública do município passe a ser 100% em LED. A execução do projeto tem prazo estimado de aproximadamente dois anos, podendo sofrer ajustes conforme o andamento das etapas e definições técnicas.
O projeto regional viabilizado pelo CISGA, prevê um investimento estimado em cerca de R$ 4 milhões, beneficiando seis municípios consorciados. Os recursos são oriundos de programas federais voltados à eficiência energética, com apoio da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar).
A modernização da iluminação pública deve gerar benefícios como maior eficiência energética, redução do consumo de energia elétrica, diminuição dos custos de manutenção, além de contribuir para a segurança e a qualidade de vida da população.
O CISGA foi o único consórcio do Rio Grande do Sul selecionado na chamada pública nacional do Procel Reluz, iniciativa que integra o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME).
O município de Santa Tereza também está substituindo as luminárias convencionais por equipamentos de LED, que garantem economia, mais segurança para a população e benefícios à sustentabilidade ambiental, com a redução da emissão de gases de efeito estufa.