Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
22/11/2023

Projeto InovaJuntos inaugura Espaço de Inovação no CISGA

O local é um ambiente dedicado para a produção e o compartilhamento de soluções inovadoras, na superação de desafios da gestão do consórcio, além de promover capacitações

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) celebrou um marco bastante significativo no desenvolvimento de soluções inovadoras para políticas públicas com a inauguração do Espaço de Inovação do Projeto InovaJuntos junto a sua sede em Garibaldi.

 

O local é um ambiente dedicado para a produção e o compartilhamento de soluções inovadoras, na superação de desafios da gestão do consórcio, além de promover capacitações. A iniciativa reforça o compromisso do CISGA em buscar soluções inovadoras.

 

O lançamento faz parte das ações do Projeto InovaJuntos, uma iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) e cofinanciado pela União Europeia.

 

O evento, que aconteceu na terça-feira, 21 de novembro, contou com as presenças  do presidente do CISGA e prefeito de Farroupilha (RS), Fabiano Feltrin, do prefeito do município de Pinto Bandeira (RS), Hadair, Ferrari, que será o presidente do CISGA  no ano de 2024,  da Assessora Internacional da CNM, Lorenna Cavalcante,  do Consultor do Projeto InovaJuntos, Henrique Reichert, do secretário executivo do CISGA, Rudimar Caberlon, da presidente do COREDE/SERRA, Mônica Mattia, do diretor executivo do Mobicaxias, Rogério da Silva Rodrigues, da ATUASERRA, Rita  Michelin, do Secretário Municipal  de Gestão e Governo de Farroupilha, Thiago Galvan e de servidores do CISGA.

 

Durante o evento que ocorreu pela manhã e tarde de terça-feira, a Assessora Internacional da CNM, Lorenna Cavalcante e o Consultor do Projeto InovaJuntos, Henrique Reichert, explanaram sobre as etapas do Projeto onde foi feito o diagnóstico sobre o potencial e desafios do Consórcio. Reichert, também tratou sobre a proposta do espaço de inovação, da capacitação para seu funcionamento, da concretização do espaço de inovação e por fim da criação de soluções inovadoras para os municípios.  

 

A última etapa do projeto será a elaboração de projeto que possa ser desenvolvido e aplicado nos municípios consorciados. O projeto deverá ser apresentado durante a Marcha dos Prefeitos a Brasília prevista para acontecer no mês de maio de 2024.

 

Também foram tratadas questões relativas ao meio ambiente, ao momento que a região da Serra vive em função do clima, ao estreitamento das relações entre os municípios consorciados  e ao processo de qualificação técnica e comunicação interna, bem como realização um diagnóstico junto aos Municípios consorciados para a melhoria dos processos de compras compartilhadas, que hoje é uma das principais atividades do consórcio.

 

O Presidente do CISGA, Fabiano Feltrin, destacou que o programa InovaJuntos parte de vários eixos fundamentais para a vida e para a sustentabilidade. “Foi feito um diagnóstico com todos os municípios o que nos abre grandes oportunidades para fortalecer ainda mais questões como agricultura familiar, questões do turismo, da sustentabilidade, das questões climáticas, as cidades verdes, além das compras compartilhadas que a gente tem avançado muito e dá uma segurança para os municípios através de ter compras com preços justos e com qualidade”, frisou o presidente.

 

Fabiano Feltrin, salientou que é preciso avançar especialmente nas questões ambientais. “É isso que nós estamos tratando aqui. Que a gente possa realmente fazer ações de proatividade, não estar sempre correndo atrás de prejuízos como tem ocorrido, então nós devemos planejar o nosso futuro com ações efetivas que possam deixar um mundo melhor para as futuras gerações” finalizou o presidente.

 

O Cisga é constituído pelos seguintes Municípios:  André da Rocha, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Marcos, Veranópolis e Vila Flores, que juntos formam uma população de 913.192 habitantes.

Conteúdo Rodapé