Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
16/04/2025

Pinto Bandeira celebra 29 anos com eventos de turismo e encontro de mulheres rurais

Município é reconhecido como a capital brasileira do pêssego, com a colheita de aproximadamente 20 milhões de quilos/ano

O município de Pinto Bandeira, reconhecido como a capital brasileira do pêssego, está celebrando nesta quarta-feira, 16 de abril, 29 anos de emancipação política. Para marcar a data, a prefeitura desenvolveu uma série de atividades para envolver a comunidade.

As festividades iniciaram no dia 07 de abril com a abertura da semana do município. Neste mesmo dia, ocorreu o 3º Fórum de Turismo. Em um segundo momento, no espaço “Descubra Pinto Bandeira”, os empreendedores do município ligados ao setor tiveram a oportunidade de apresentar seus estabelecimentos e falar brevemente sobre seus serviços oferecidos. Também foi apresentado o projeto Rota dos Capitéis, bem como sua execução e implantação nos dez municípios participantes, incluindo Pinto Bandeira.

A programação contou ainda com a abertura do 12º Campeonato de Futsal, categoria Livre e Veteranos.

No dia 12 de abril, aconteceu o 5° Encontro de Mulheres Rurais no Salão Paroquial de Pinto Bandeira. O evento, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater RS, contou com a participação de pelo menos 600 mulheres e autoridades dos municípios de Pinto Bandeira, Bento Gonçalves, Santa Tereza e Monte Belo do Sul.

Houve ainda, na praça da matriz, apresentações musicais e a realização da feira de artesanato, agroindústria e gastronomia.

Histórico

No ano de 1876, instala-se em Pinto Bandeira o primeiro grupo de italianos. Em 1º de maio de 1902, o senhor Antônio Joaquim Marques de Carvalho Júnior, Intendente do município de Bento Gonçalves, em conformidade com o artigo 14 da Lei Orgânica Municipal, decretou a mudança do nome da localidade. A partir desta data, de Silva Pinto passa a chamar-se Nova Pompeia.

Pelo Ato Municipal nº 4, de 15 de janeiro de 1913, Nova Pompeia foi elevada à condição de distrito de Bento Gonçalves tendo como primeiro subprefeito o senhor Lívio Arpini. Neste mesmo ano também foi instalado o cartório, sendo o senhor Cristóvão Luzzatto o primeiro titular.

O nome Nova Pompeia foi alterado para Pinto Bandeira em 31 de maio de 1939, quando às vésperas da deflagração da Segunda Guerra Mundial, foi proibida a língua italiana no país e, consequentemente, todos os nomes de origem italiana foram abolidos. Assim, em homenagem ao militar rio-grandense Rafael Pinto Bandeira, o distrito passa a denominar-se Pinto Bandeira.

Emancipação política

Pinto Bandeira foi emancipado de Bento Gonçalves em 16 de abril de 1996 pela Lei Estadual nº 10.749/1996. As primeiras eleições ocorreram em 1° de outubro de 2000 e a instalação do Município deu-se em 1º de janeiro de 2001. Em 2003, uma liminar do STF, determinou a que Pinto Bandeira retornasse à condição de distrito de Bento Gonçalves.

Em 30 de junho de 2010, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a localidade recuperou novamente sua autonomia política. As eleições municipais aconteceram em 07 de outubro de 2012.

Origem do nome "Pinto Bandeira"

Até 5 de maio de 1902, a localidade chamava-se Silva Pinto e posteriormente foi alterado para Nova Pompeia até 1939 em homenagem à cidade italiana Pompéia. No mesmo ano, o nome teve de mudar novamente às vésperas da II Guerra Mundial, pois havia sido proibido a utilização do idioma italiano no Brasil, passando então a ser nomeado como Pinto Bandeira em homenagem a Rafael Pinto Bandeira, importante militar do Rio Grande do Sul naquela época.

Conhecendo Pinto Bandeira

Reconhecido como a capital brasileira do pêssego, com a colheita de aproximadamente 20 milhões de quilos/ano, o mais novo município gaúcho também produz para consumo in natura grandes quantidades de ameixa, caqui, nectarina, maçã, laranja e bergamota — encontradas por todo o caminho florido que leva até Pinto Bandeira.

A cidade é também consagrada por suas uvas, vinhos e espumantes de alta qualidade — possuindo, inclusive, Indicação de Procedência Geográfica, concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Principais atrações turísticas:

- Cave Geisse: Vinícola com degustação e venda de vinhos e espumantes

- Vinícola Valmarino: Vinícola com degustação e venda de vinhos e espumantes

- Vinícola Aurora: Vinícola com venda de espumantes e vinhos

- Festa do Pêssego

- Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia

- Mirante da Cascata dos Amores

- Floração dos Pomares

- Don Giovanni - Vinhos, Vinhedos e Pousada

- Sala de Promessas

Conteúdo Rodapé