A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) realizou, nesta quinta-feira (17/7), a 11ª Reunião Ordinária do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas (FGMC). O encontro contou com a participação dos conselheiros, comissões municipais e público em geral. A secretária da Sema, Marjorie Kauffmann, — que também preside o Fórum — conduziu a reunião, realizada na Universidade de Caxias do Sul (UCS).
“O Fórum é uma oportunidade valiosa para trazer e sensibilizar pautas que são fundamentais para o Rio Grande do Sul. A ideia é desenvolver essas agendas com responsabilidade e dar visibilidade às ações e políticas públicas que o Estado e os municípios vêm implementando para o enfrentamento às mudanças climáticas.”, afirma a secretária da Sema, Marjorie Kauffmann.
O FGMC tem como objetivo promover, de forma participativa e representativa, a discussão e a proposição de ações voltadas à mitigação, adaptação e enfrentamento das mudanças climáticas globais.
Entre os temas em destaque, estiveram a Estratégia de Descarbonização do RS, que visa liderar, de forma justa e inclusiva, a transição energética no país. A proposta busca reduzir emissões de gases de efeito estufa, ampliar o uso de fontes de energia limpa e fortalecer a resiliência climática, seguindo as metas globais de preservação ambiental, alinhado ao Plano Rio Grande. Também foram abordados os planos de Transição Energética Justa nas regiões Carboníferas do Estado, além de ações de Educação Climática e justiça ambiental, promovidas pelo Governo do Estado.
Durante o fórum, foram apresentados à plenária, às comissões municipais sobre mudanças climáticas e à sociedade em geral, os principais dados coletados pelo Roadmap Climático, ferramenta de apoio à governança que tem como objetivo auxiliar e engajar os municípios no enfrentamento das mudanças climáticas. Até o momento a plataforma já coletou dados de 436 municípios gaúchos.
Daniela de Lara, Secretária Executiva do FGMC e coordenadora da Assessoria do Clima da Sema, reforça que o Roadmap Climático é uma plataforma inédita no Brasil. Ela nasce do reconhecimento de que o diagnóstico é o primeiro passo para transformar a realidade. “O Rio Grande do Sul é um estado diverso, com realidades distintas entre as regiões. Trabalhar com base em evidências locais é o que nos permite formular políticas públicas assertivas e promover uma governança climática mais justa e eficiente”.
Ao final do encontro, os representantes aprovaram a implantação de uma Câmara Técnica, que será responsável por definir os projetos que representarão o Estado do Rio Grande do Sul na COP 30, a ser realizada em Belém do Pará. Os resultados desse trabalho serão apresentados na próxima edição do Fórum, a 12ª Reunião do FGMC, prevista para ocorrer em 9 de outubro de 2025, na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre.
Como parte da programação do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas, a equipe da Sema realizou, na tarde desta quinta-feira (17/7), uma visita técnica à empresa Frasle Mobility, da Randon Corp, em Caxias do Sul. A visita teve como objetivo conhecer de perto o projeto Caldeira Verde, que substitui o uso de gás natural por biomassa na geração de vapor utilizado na produção de componentes automotivos. A iniciativa representa um importante exemplo de inovação industrial voltada à redução das emissões de gases de efeito estufa, alinhando-se às políticas de sustentabilidade e transição energética do Estado.
O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) que agrega municípios da região também está engajado junto com a sociedade civil e o poder público na construção de propostas para enfrentar a emergência climática e promover a transformação ecológica.