Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
06/07/2025

Coordenador do SICISGA participa de treinamento em fiscalização de produtos cárneos para médicos veterinários do SISBI-POA

Também foram abordados aspectos tecnológicos da fabricação, fraudes mais comuns e os principais controles exigidos nos estabelecimentos produtores

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Serra Gaúcha (CISGA), através do coordenador do SICISGA, médico veterinário, Cristiano Selbach Silva, participou do “Treinamento em Fiscalização de Produtos Cárneos” na Superintendência Federal de Agricultura em Curitiba (PR) entre os dias 23 a 27 de junho.

O treinamento, organizado pelo Departamento de Suporte e Normas (DSN/SDA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), teve como objetivo capacitar médicos veterinários que atuam nos serviços de inspeção integrados ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), com foco na fiscalização de produtos cárneos industrializados, como embutidos, enformados, defumados, dessecados, cozidos e enlatados. Também foram abordados aspectos tecnológicos da fabricação, fraudes mais comuns e os principais controles exigidos nos estabelecimentos produtores.

Durante o curso, os participantes tiveram acesso a um conteúdo programático abrangente, que incluiu:

- Estrutura, composição e qualidade da carne;

- Métodos de conservação e tecnologia de fabricação dos principais produtos cárneos, incluindo o uso de Carne Mecanicamente Separada (CMS);

- Uso de aditivos em produtos cárneos;

- Verificação oficial dos programas de autocontrole em estabelecimentos;

- Registro de produtos e padrões de identidade e qualidade;

- Processamento térmico de produtos cárneos;

-  Identificação e diferenciação entre carne moída, CMS e carne mecanicamente recuperada;

- Sessões de perguntas e respostas;

- Estudo de casos práticos, etapa essencial para a obtenção do certificado.

- Capacitação estratégica para a segurança alimentar.

Conforme o médico veterinário, Cristiano Selbach Silva, a capacitação visou qualificar os profissionais para atuação em uma inspeção unificada, com procedimentos padronizados em todo o território nacional. “Esse tipo de capacitação é essencial para garantir que todos os municípios estejam alinhados e que a população receba alimentos com qualidade e segurança. Foi uma oportunidade única que o Ministério da Agricultura disponibilizou, com palestrantes de alto nível, de convivência em Serviço de Inspeção de Produtos Cárneos para quem tem o SISBI.  Foi uma maneira de aproximarmos os serviços de inspeção aderidos ao SISBI visando padronizar as ações para que todos os serviços se sintam da maneira mais apropriada para trabalhar com os estabelecimentos”, frisou Cristiano.

Fernando Fagundes Fernandes, do DSN/SDA, destacou a importância estratégica do treinamento para o fortalecimento do sistema de inspeção. Segundo ele, os conhecimentos adquiridos serão aplicados na prevenção e combate a fraudes, além de permitir a identificação de pontos críticos no processo produtivo que exigem maior controle e fiscalização.

Com essa iniciativa, o Mapa reafirma seu compromisso com a segurança alimentar, a qualidade dos produtos de origem animal e o fortalecimento da inspeção sanitária no Brasil.

Conteúdo Rodapé