Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
23/05/2023

Coordenador do Serviço de Inspeção do CISGA participa de evento nacional

Cristiano Selbach da Silva esteve no II Fórum e I Seminário das Comissões Nacional e Regionais de Higiene e Tecnologia Alimentar do Sistema CFMV/CRMVS em Brasília

O Médico Veterinário responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal de Bento Gonçalves, Coordenador do Serviço de Inspeção do CISGA e Membro da Comissão de Tecnologia e Inspeção e Higiene dos Alimentos do CRMV do RS, Cristiano Selbach da Silva,  participou de 16 a 18 de maio em Brasília do II Fórum e I Seminário das Comissões Nacional e Regionais de Higiene e Tecnologia Alimentar do Sistema CFMV/CRMVS.

Cristiano destacou que estão sendo apresentadas as demandas do Brasil inteiro, as realidades de cada região e que, segundo o Médico Veterinário, apesar das diferenças existentes os anseios e as necessidades são semelhantes.

“Estão sendo definidas ações do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para lançar as diretrizes para todas as Comissões Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs). O objetivo é ajudar a organizar estratégias para melhorar a atuação desses órgãos perante a população, ressaltando a importância do Médico Veterinário como RTs e de inspeção no RS no que diz respeito à Saúde Única, disse Cristiano.

Também, a Presidente da Comissão Nacional de Tecnologia e Higiene Alimentar do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CONTHA/CFMV), Valéria Rocha Cavalcanti, salientou que  o II Fórum das comissões nacionais e regionais dos sistemas federal e regional tem como objetivo, além de unir as comissões dos conselhos regionais de medicina veterinária, padronizar as ações para que essas comissões possam desenvolver ao longo dos meses as metas de trabalho definidas através de questionários aplicados e respondidos pelos conselhos regionais.

Ela explicou que através das respostas obtidas foram estabelecidos eixos de trabalho e estes divididos em sub eixos onde são propostas formas de atuação, por quem e quais órgãos serão trabalhados com metas de prazo estabelecido.

Esses eixos, segundo Valéria Rocha Cavalcanti, serão avaliados por uma comissão nacional ou em loco ou ainda em reuniões remotas para saber como as comissões regionais dos Conselhos de Medicina Veterinária os estão aplicando dentro dos seus estados e municípios.

Para a Presidente da CONTHA/CFMV, isso faz com que se tenha uma maior valorização do profissional além de contribuir com informações para que a sociedade saiba onde o médico veterinário está inserido e qual a importância dele para os produtos de origem animal.

 “Através da informação disseminamos melhor algumas questões sejam elas pontuais, emergentes ou aquelas que são necessárias para serem divulgadas e a sociedade vai saber o porquê é necessário consumir produtos de origem animal que tenham registro, o porquê precisa ter o médico veterinário ali na ponta, seja no abate ou no processo de produção dos produtos de origem animal ou no ponto final que seria para consumo imediato, ou aquele produto embalado para venda”, frisou.

 

Ela finalizou dizendo que o objetivo é unir profissionais dentro de comissões para que as ações sejam padronizadas e essa padronização deve ser expandida, visualizada pela sociedade e mesmo por outros profissionais que estão de fora, mas que vão aproveitar o que está sendo feito como forma de treinamento, capacitação ou até como experiência profissional.

Conteúdo Rodapé