O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) participou juntamente com diretores, Secretários e Assessores de Consórcios Públicos Intermunicipais associados à Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (AGCONP) de reunião, nesta terça-feira, 08 de julho, com a Secretária de Estado da Saúde Arita Bergmann e equipe.
Na oportunidade os dirigentes dos consórcios foram informados sobre os números da parceria entre SES e Telessaude Rs.
Os dados apresentados mostraram que nos primeiros seis meses da parceria entre a Secretaria da Saúde (SES) e o TelessaúdeRS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o número de pacientes na fila para consultas especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS) foi reduzido em 26,6 mil pacientes.
Desde dezembro de 2024, a gestão das novas consultas no sistema de gerenciamento de consultas do Estado (Gercon), vem sendo feita pelo Telessaúde. Naquele mês, a fila para diversas especialidades médicas era de 430.532 pacientes. Neste mês de julho, há 403.942 pacientes à espera de consulta, o que representa uma redução de 6,2%.
Outro resultado da parceria, que serve como exemplo, são as consultas dermatológicas, cuja fila de espera reduziu 70%. Em dezembro, havia 7.253 pacientes aguardando, ao passo que em junho deste ano eram 2.098.
Os números foram apresentados pelo vice-coordenador do Telessaúde, Roberto Umpierre, durante reunião com a titular da SES, Arita Bergmann, e com representantes da Associação Gaúcha dos Consórcios Públicos, que reúne municípios de todo o Estado.
O TelessaúdeRS é um projeto que utiliza tecnologias de informação e comunicação para apoiar e qualificar o SUS, oferecendo teleconsultorias e telediagnóstico, entre outros serviços. O treinamento de profissionais no encaminhamento de pacientes e um canal de comunicação direta com os médicos do TelessaúdeRS para esclarecimento de dúvidas estão entre as ações implementadas.
De acordo com Umpierre, os resultados foram alcançados através da qualificação da regulação, com a ampliação gradativa do apoio da UFRGS até dezembro de 2024, quando o TelessaúdeRS passou a gerir 100% do sistema com supervisão do Departamento de Regulação Estadual e apoio dos consórcios intermunicipais.