No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), também está inserido dentro desse contexto, promovendo ações essenciais para combater a poluição, a degradação ambiental e as mudanças climáticas.
Dentro desta proposição, o CISGA desenvolve campanhas como de recolhimento de pneus inservíveis e de coleta de eletroeletrônicos em parceria com as prefeituras consorciadas.
Ainda como forma de melhorar as atividades voltadas à educação ambiental, o CISGA implantou 10 sistemas biodigestores em escolas de 05 municípios que fazem parte do Consórcio. A redução de resíduos orgânicos descartados em todo âmbito municipal resulta, além de economia aos cofres públicos, em menor quantidade de toneladas de resíduos destinados a aterros sanitários. No âmbito de preservação e conservação ambiental, poluições ambientais são evitadas, protegendo lençóis d'água que muitas vezes são contaminados devido a vazamentos de chorume.
Além disso, o Consórcio, juntamente com a Caixa Federal, está estruturando o projeto da concessão dos serviços que abrangem a coleta, tratamento, transbordo, reciclagem e destinação de resíduos sólidos urbanos.
O CISGA conta ainda com a Câmara Setorial do Meio Ambiente, formada por secretários dos 26 municípios consorciados, cujo objetivo é auxiliar na elaboração e implementação de políticas públicas ambientais, promovendo o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente.
O Consórcio num trabalho desenvolvido com o Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul (ISAM-UCS) está elaborando o Plano Municipal de Conservação e Recuperação do Bioma Mata Atlântica (PMMA) e o Diagnóstico Socioambiental (DSA) para Delimitação de Áreas de Preservação Permanente (APP’s).
Outra ação foi a realização da Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente, onde foram enviadas propostas e representantes para as Conferências Estadual e Nacional.
O CISGA também integra o Conselho Estadual de Saneamento (CONESAN), órgão ligado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, que atua nos debates, proposições, deliberações e normatização das políticas públicas de saneamento do Rio Grande do Sul.
O dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente porque foi nessa data, em 1972, que a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Conferência de Estocolmo) teve início, marcando a primeira grande conferência sobre questões ambientais no mundo.