Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
08/09/2025

CISGA recebe delegação da Bahia para troca de experiências em gestão pública e agroindústria

Encontro fortalece a integração entre consórcios e destaca o CISGA como modelo nacional em gestão associada e inspeção de alimentos

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) recebeu nesta semana uma delegação composta por representantes do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (CONSISAL) e do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Recôncavo (CTR), ambos da Bahia.

O grupo foi recebido pelo diretor-executivo do CISGA, Rudimar Caberlon, e pelo coordenador do SICISGA, médico veterinário Cristiano Selbach da Silva. A visita teve como objetivo conhecer a estrutura do consórcio gaúcho, reconhecido pelo sucesso na gestão associada de serviços públicos, como inspeção de produtos de origem animal, racionalização de recursos, compras coletivas e comercialização de produtos em âmbito nacional.

Cristiano, destacou os cursos de capacitações que são realizados durante o ano envolvendo médicos veterinários, RTs e agroindústrias com forma  de  trocar experiências  e dirimir dúvidas. Também foram prestadas informações quanto à legislação e os processos de construção do Serviço de Inspeção. Apontou-se ainda a importância de destacar a função do Médico Veterinário nos municípios como forma de valorizar o trabalho do profissional.

O Diretor Executivo, Rudimar Caberlon, prestou informações sobre a organização e o funcionamento do CISGA e o processo de implantação do Serviço de Inspeção do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (SICISGA). Lembrou que o SICISGA se tornou referência no Serviço de Inspeção, sendo convidado a participar de eventos no Estado e mesmo fora para apresentar sua experiência e a forma como desenvolve seu trabalho junto aos municípios consorciados.

Durante a estada na Serra Gaúcha, a delegação também visitou agroindústrias locais para observar os processos administrativos e produtivos em operação.

Maria Cristina Brito, coordenadora de Desenvolvimento da Agroindústria e Projetos Especiais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), destacou a relevância da experiência do CISGA. “Recentemente, na Bahia, aprovamos a lei e o decreto do SUSAF. Estamos trabalhando na operacionalização das cadeias produtivas e o Rio Grande do Sul serviu como modelo de referência. Viemos observar a realidade daqui para adaptar ao nosso Estado, tanto na parte burocrática quanto industrial, já que ainda não temos experiência com produção de pequeno porte”, explicou.

Ela acrescentou que, enquanto na Bahia os estabelecimentos geralmente são maiores, os consórcios gaúchos trabalham com unidades menores. “Estamos buscando entender como ampliar o serviço de inspeção estadual e criar conceitos voltados à agroindústria familiar e artesanal, que ainda não existem na prática em nosso Estado”, afirmou.

A visita reforça a importância da troca de experiências entre consórcios de diferentes estados, promovendo melhorias na gestão pública e no desenvolvimento sustentável das regiões.

Conteúdo Rodapé