Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
27/02/2025

CISGA realiza encontro de Câmaras Setoriais

Reuniões serviram para atualizar sobre as atividades de cada Câmara Setorial

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) promoveu nesta semana reuniões das Câmara Setoriais da Saúde, Agricultura e Meio Ambiente e do Grupo Técnico da Concessão de Resíduos Sólidos.

Nos encontros, em função da troca de algumas administrações municipais e alguns presentes estar participando pela primeira vez das reuniões, o diretor-executivo do CISGA, Rudimar Caberlon, fez um apanhado geral sobre as atribuições do Consórcio e as ações desenvolvidas em cada Câmara Setorial. Também foram eleitas as novas coordenações das respectivas Câmaras.

Entre os assuntos em pauta, foi tratado sobre a concessão dos serviços de água e esgoto e a contratação da AGESAN como agência reguladora para atuar no interesse dos municípios. Neste item o Diretor de Normatização da Agência, Vagner Gerhardt Mâncio, além de prestar esclarecimentos, explicou as atribuições da Agência e as definições da NR 8 da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Também foram informados sobre o protocolo de intenções com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) no sentido de aprimoramento da governança para o enfrentamento a desastres naturais.

Foi dado conhecimento sobre a possibilidade de parceria com o Instituto Federal de Bento Gonçalves no sentido de alinhavar o desenvolvimento de projetos regionais que gerem maior eficiência aos municípios, especialmente em questões ambientais.

Junto ao Sebrae está sendo buscado desenvolvimento de projeto para que micro e pequenas empresas da região possam participar de licitações realizadas pelo CISGA. O objetivo é fortalecer as economias locais. Também foi informado que está sendo reivindicado ao Sebrae para que volte a incentivar as agroindústrias, retomando o bônus metrologia que reduzirá custos para esse segmento.

Rudimar Caberlon, passou informações sobre o Projeto InovaJuntos, uma iniciativa de cooperação internacional que envolve o CISGA. O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. O projeto é executado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES). Tem o apoio financeiro da União Europeia (UE).

Foi destacado ainda o trabalho desenvolvido pelo Serviço de Inspeção do CISGA – SICISGA que tem servido de referência tanto no Rio Grande do Sul como em outros estados.

Sobre o SISBI, a previsão para este ano é da adesão dos municípios de Paraí, Nova Prata, Nova Bassano e Flores da Cunha.  Foi informado ainda sobre o andamento do convênio Mata Atlântica e Apps em áreas urbanas, o projeto de instalação de biodigestores em escolas de municípios do CISGA, o castramóvel, os processos licitatórios do ano de 2024 e 2025, a realização da 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente e a PPP da educação infantil.

A reunião da Câmara Setorial da Saúde contou com a participação do consultor, Richard dos Santos Dias, que falou sobre o projeto de telemedicina apresentando experiências de funcionamento em alguns municípios.

A Caixa Econômica Federal através do Supervisor de Centralizadora Governo, Eduardo Ongaratto, explanou ao Grupo Técnico da Concessão dos Resíduos Sólidos sobre o andamento do projeto RSU que prevê a coleta, transbordo, transporte, tratamento e destinação final.

Ele fez um histórico do projeto e as etapas de sua estruturação, a legislação de manejo de resíduos sólidos e o papel da Caixa. Também destacou as premissas que contemplam o projeto regional, os principais avanços, as etapas de estruturação, a legislação de manejo, os objetivos e as próximas etapas da proposta.

O secretário Municipal da Agricultura de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto, apresentou um estudo que trata da implantação do projeto antigranizo em municípios da região e fez convite para a participação na Festa das Colheitas que ocorre de 07 a 23 de março sempre  às sextas, sábados e domingos no Centro de Eventos pavilhões da Festa da Uva.

 

Definidas as coordenarias para 2025:

 

Meio ambiente:

Coordenador (a) -  Bento Gonçalves

Vice coordenador (a) – Antônio Prado

Secretário (a) – Carlos Barbosa

 

Agricultura:

Coordenador (a) - Cotiporã

Vice coordenador (a) – Caxias do Sul

Secretário (a) – Bento Gonçalves

 

Saúde:

Coordenador (a) - Garibaldi

Vice coordenador (a) – Vila Flores

Secretário (a) – Monte Belo do Sul

Conteúdo Rodapé