Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
03/01/2024

CISGA promoveu reunião online para tratar do projeto de Concessão de Serviços de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos

Encontro virtual reuniu secretários, técnicos, agentes ambientais e assessores de comunicação das prefeituras do Consórcio

O  Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) deu sequência aos encontros com representantes dos municípios consorciados para tratar sobre o projeto de Concessão de Serviços de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos.

No dia 20 de dezembro, ocorreram duas reuniões online. Pela parte da manhã a  reunião contou com a participação de secretários municipais e agentes ambientais dos municípios que fazem parte do Consórcio. Na oportunidade, o representante da Caixa Econômica Federal, Luciano Pires da Silva, fez uma explanação sobre a estruturação da proposta de concessão e o papel do banco no apoio a projetos voltados à infraestrutura econômica e social dos municípios. Ele apresentou todas as etapas do projeto e suas complexidades.

Lucas Benvenuto, da Benvenuto Engenharia, consultoria contratada pela Caixa, apresentou os objetivos gerais do projeto bem como o cronograma que está em andamento. Ele informou que no momento está sendo executada a etapa 1 que compreende o diagnóstico e modelagem da proposta de concessão.

 

Pela parte da tarde foi a vez de reunir com assessores de comunicação das prefeituras que fazem parte do CISGA. Também foi informado aos participantes sobre o andamento do projeto, esclarecidas dúvidas, avaliado formas de  informar as comunidades sobre o projeto e planejado as próximas etapas que virão. Os presentes também relataram sobre como está a situação da coleta de resíduos em suas respectivas cidades.

Atualmente o CISGA é constituído por 26 municípios:  André da Rocha, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Marcos, Veranópolis e Vila Flores, que juntos formam uma população de 913.192 habitantes.

Conteúdo Rodapé