Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
28/02/2025

CISGA participa da posse da nova direção do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas

A professora Maria do Carmo Quissini assumiu a presidência do Comitê para o biênio 2025-2027, tendo como vice o empresário Júlio Salecker, da cidade de Estrela

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) participou na quinta-feira,27 de fevereiro, no Campus-Sede da UCS em Caxias do Sul, da solenidade de posse das entidades eleitas para compor a Plenária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas para o período de 2025-2027.  Na oportunidade também ocorreu a eleição e posse da nova diretoria do Comitê. O CISGA foi representado pelo Diretor-Executivo, Rudimar Caberlon.

O comitê é responsável por gerir os recursos hídricos da região, garantindo a qualidade e a quantidade de água.

A professora Maria do Carmo Quissini assumiu a presidência do Comitê para o biênio 2025-2027, tendo como vice o empresário Júlio Salecker, da cidade de Estrela.

Maria do Carmo já é atuante no Comitê, e na última gestão exerceu a função de secretária-executiva. Agora, como presidente, entende que o maior desafio será a articulação das ações previstas no Plano de Bacia dos Rios Taquari-Antas. “Entre todas as ações que foram elencadas no documento, precisamos definir as prioridades e buscar formas de implementar essas ações”. Algumas requerem atenção maior, como mitigar e prevenir eventos climáticos extremos. “Vamos trabalhar em parceria com os municípios e o Governo do Estado nessas medidas, que exigem obras estruturantes. Mas também precisaremos colocar em prática outras ações que não vão exigir recursos tão grandes, como a proteção de nascentes e matas ciliares”, explica.

No final de 2024, o Comitê finalizou o Plano de Bacia. O trabalho, que teve início em 2010, serviu para a elaboração de eixos de atuação que vão recuperar a qualidade da água, melhorar a gestão de recursos hídricos, promover a preservação ambiental e garantir a disponibilidade hídrica para usos múltiplos.

O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, reforça o protagonismo histórico da Universidade junto ao Comitê de Gerenciamento. “A relação da Instituição com o Comitê e com a causa hidrográfica ocorre desde a sua criação. Liderá-lo agora, em um momento mais dramático em decorrência dos eventos climáticos ocorridos no ano passado, aumenta a responsabilidade. Nós temos um grande compromisso de executar o plano. A UCS já apresentou muitas propostas para o cuidado com as águas. Um exemplo é o Cidades Resilientes, um projeto grande e que será parte deste novo processo sob a presidência da professora Maria do Carmo”, analisa.

Homenagem

O ex-reitor da UCS Isidoro Zorzi esteve presente no evento, no qual foi homenageado por sua trajetória frente ao Comitê. Zorzi foi um de seus fundadores e primeiro presidente, e além de vice-presidente de 2015 a 2019.

O Comitê, fundado em 1998, é composto por 47 entidades, ligadas a 119 municípios. Integram o grupo representantes do poder público, entidades de classe, instituições de ensino, sindicatos, associações comunitárias e empresários de segmentos como abastecimento público, esgotamento sanitário, resíduos sólidos, geração de energia e mineração, entre outros.

 

Conteúdo Rodapé