O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) participou da Assembleia do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (COREDE Serra) realizada no dia 21 de julho de 2025 no Auditório Florense da Universidade de Caxias do Sul (UCS) que deu andamento ao processo da Consulta Popular 2025/2026.
Representantes da sociedade civil, lideranças regionais e gestores municipais se reuniram para debater as prioridades da Serra Gaúcha e iniciar a construção coletiva dos projetos que poderão receber investimentos do governo do Estado.
As áreas para definição de projetos devem estar ligadas à agricultura, cultura, desenvolvimento econômico, direitos humanos e assistente social, esporte e lazer, inovação, ciência e tecnologia, meio ambiente, obras e habitação, trabalho e renda, transportes e turismo.
Para o ano de 2025, a região do Corede Serra Gaúcha contará com uma dotação orçamentária de R$ 1.885.714,29, parte dos R$ 60 milhões distribuídos entre todas as regiões do estado. As propostas que passarem pelas assembleias públicas serão incluídas nas cédulas de votação, e as mais votadas terão execução garantida com o aporte financeiro definido nas etapas previstas no programa.
Na serra serão realizadas três assembleias microrregionais:
26 de agosto – Nova Prata
28 de agosto – Bento Gonçalves
02 de setembro – Caxias do Sul
As propostas devem ter impacto regional, legado para a comunidade; expectativa do número de pessoas a serem beneficiadas; projetos finalísticos e não só meio; tempo de retorno do investimento; viabilidade técnica, econômica e social na execução.
Ao final do processo seis propostas estarão na cédula de votação sendo que as quatro mais votadas serão contempladas com recursos para sua execução.
A votação da Consulta Popular acontece de 06 a 10 de outubro.