Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
01/09/2025

CISGA participa do Fórum de Competitividade em Caxias do Sul

Encontro reuniu empresários e gestores públicos no auditório da CIC Caxias

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), através da prefeita de Santa Tereza e presidente do CISGA, Gisele Caumo, participou na quinta-feira (28) no auditório Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) do Fórum de Competitividade Fórum de Competitividade. Também participaram do evento os prefeitos   de Garibaldi, Sérgio Chesini, de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, de Farroupilha, JonasTomazini, de Flores da Cunha, César Ulian e de São Marcos Volmir Rech.

O encontro reuniu cerca de 200 empresários e representantes dos poderes públicos municipais e estadual, que foram unânimes em apontar a infraestrutura e falta de mão de obra como um dos maiores entraves para a competitividade. O Fórum de Competitividade Caxias do Sul foi uma realização do Transforma RS e CIC Caxias, com o patrocínio do governo do estado do Rio Grande do Sul.

A prefeita de Santa Tereza e presidente do CISGA, Gisele Caumo, avaliou positivamente o Fórum de Competitividade, destacando a relevância dos debates para fortalecer o desenvolvimento regional. Segundo ela, as discussões sobre infraestrutura, parcerias público-privadas e logística são essenciais para que os municípios da Serra Gaúcha aumentem sua competitividade e atraiam novos investimentos. Caumo também ressaltou a importância da articulação entre setor público e privado para implementar soluções estratégicas de longo prazo.

O presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, destacou que a indústria gaúcha é inovadora e competitiva, mas enfrenta entraves fora das fábricas, como infraestrutura precária e insegurança jurídica trabalhista.

O Fórum de Competitividade debateu alternativas para o desenvolvimento do RS. No painel sobre PPPs, Daniel Randon alertou para o alto custo logístico da Serra (22% contra 17% na média nacional) e defendeu concessões e parcerias para destravar investimentos até 2027.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, ressaltou a importância do planejamento de longo prazo e citou novos investimentos, como os da CMPC e da Scala Data Centers, reforçando o compromisso de priorizar fornecedores locais.

O governador Eduardo Leite afirmou que reconstrução e competitividade devem andar juntas, dentro do Plano Rio Grande, e destacou avanços em segurança, educação e gestão pública. O RS subiu para a 5ª posição no Ranking de Competitividade dos Estados.

 

Conteúdo Rodapé