Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
21/03/2024

CISGA participa do 8º Fórum da Diversificação na Agricultura Familiar na Expoagro Afubra

Evento tratou sobre construção, desafios e perspectivas da política de agroindústrias no RS; estruturação do SUSAF e SISBI

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) através do Diretor Executivo, Rudimar Caberlon, participou na terça-feira (19) do 8º Fórum da Diversificação na Agricultura Familiar no Auditório do Parque da Expoagro Afubra em Rio Pardo (RS).

Caberlon participou da palestra, juntamente com representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS) e da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), que tratou sobre construção, desafios e perspectivas da política de agroindústrias no RS; estruturação do SUSAF e SISBI.


Ele iniciou falando aos presentes sobre a organização e o funcionamento do CISGA e o processo de implantação do SICISGA (Serviço de Inspeção do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha). Lembrou que o SICISGA se tornou referência no Serviço de Inspeção sendo convidado a participar de eventos no Estado e mesmo fora para apresentar sua experiência e a forma como desenvolve seu trabalho junto aos municípios consorciados.

Em sua explanação Rudimar Caberlon destacou a importância e as perspectivas após a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) em função do CISGA ser referência no Brasil como um Consórcio que deu certo e por ser o único que pode indicar estabelecimentos em todos os escopos pretendidos.

O SISBI/POA é o sistema que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção sanitária dos produtos de origem animal para garantir a inocuidade e a segurança alimentar.

O CISGA participou do Projeto Piloto do CONSIM e obteve o reconhecimento de equivalência pela Portaria nº 459, de 23 de novembro de 2021, permitindo ao Consórcio atuar nas seguintes áreas: Abatedouro frigorífico, Carnes e derivados, Leite e derivados, Pescado e derivados, Mel e derivados, Ovos e derivados, sendo o único consórcio equivalente em todos os escopos disponíveis no país.

Caberlon frisou ainda que  o CISGA promove sistematicamente cursos de qualificação e atualização, além de trocas de experiências para que os profissionais que atuam nessa área  estejam sempre atualizados com relação à legislação sanitária.

 

Conteúdo Rodapé