Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
13/10/2025

CISGA participa de seminário que tratou sobre avanços e desafios da inspeção de produtos de origem animal no RS

Evento integrou a 99ª Expofeira de Pelotas e reuniu profissionais, produtores e representantes de consórcios regionais

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), por meio dos coordenadores do SICISGA, os médicos-veterinários Carla Batista do Nascimento e Cristiano Selbach da Silva, participou do IV Seminário de Inspeção e Responsabilidade Técnica em Produtos de Origem Animal, no dia 8 de outubro, que reuniu dezenas de profissionais ligados à área veterinária e à produção de alimentos durante a 99ª Expofeira de Pelotas.

O evento promovido pela Associação dos Veterinários do Sul (Vet Sul), Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV) e Consórcio Público do Extremo Sul (COPES) ocorreu na Casa da VetSul, no Parque da Associação Rural de Pelotas, na avenida Fernando Osório, bairro Três Vendas.

O evento se consolidou como um espaço de conhecimento e troca sobre a organização e o futuro da inspeção de produtos de origem animal no Rio Grande do Sul. A programação abordou temas centrais para o setor, como o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), os Serviços de Inspeção Municipal (SIMs), a atuação dos consórcios regionais, o desenvolvimento de novos produtos e os desafios enfrentados pelos produtores de derivados de leite de ovelha.

Um dos momentos de destaque foi o painel “Entendendo o SISBI e SIMs: organização e funcionamento dos serviços de inspeção através de consórcios regionais na prática”, conduzido pelos coordenadores do SICISGA, os médicos-veterinários Carla Batista do Nascimento e Cristiano Selbach da Silva. Eles apresentaram experiências bem-sucedidas de consórcios municipais e o papel dos serviços de inspeção compartilhados na ampliação do mercado para pequenos produtores.

“A integração entre os municípios é fundamental para fortalecer a cadeia produtiva e garantir a segurança alimentar. O consorciamento é uma alternativa eficiente para viabilizar a inspeção em regiões onde os recursos são limitados”, destacou Carla Batista do Nascimento.

Já Cristiano Selbach da Silva enfatizou que o alinhamento com o SISBI “permite que produtos inspecionados localmente possam circular em todo o território nacional, ampliando oportunidades e agregando valor à produção regional”.

“Fomos convidados para fazer a palestra e falar do nosso consórcio. É uma honra para nós termos um trabalho reconhecido e poder divulgar as ações do CISGA, levando o que fazemos para todos os cantos”, afirmou Cristiano.

Ele também ressaltou a importância da interlocução entre profissionais de diferentes regiões. “É sempre importante o contato com outros médicos veterinários, porque os nossos problemas e as nossas soluções são semelhantes. Muitas vezes, o pessoal de fora tem uma solução melhor que podemos levar para a Serra Gaúcha”, completou o coordenador do SICISGA.

Durante o seminário, também foram debatidas as tendências e inovações no setor de produtos de origem animal, incluindo a diversificação de produtos artesanais e o fortalecimento da responsabilidade técnica como garantia de qualidade e confiança ao consumidor.

Ao final, o seminário reforçou o papel estratégico dos serviços de inspeção no desenvolvimento regional e na valorização dos alimentos produzidos no Rio Grande do Sul, mostrando que a cooperação entre municípios, técnicos e produtores é o caminho para um setor mais competitivo e sustentável.

Conteúdo Rodapé