Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
27/06/2025

CISGA participa de assembleia que deu a largada para a Consulta Popular 2025/26

Representantes das entidades civis e públicas foram informados sobre as etapas e as premissas para seleção dos projetos para Consulta Popular 2025/26

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) participou da Assembleia Geral Ordinária do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (COREDE Serra) realizada no dia 25 de junho de 2025 no Auditório Florense – Bloco M da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

 Entre os assuntos tratados, esteve a apresentação das atividades realizadas pelo COREDE, a aprovação das contas referentes ao exercício anterior, além da definição das diretrizes regionais para a seleção de projetos da Consulta Popular 2025/26. Também foi feito relato sobre o andamento dos projetos escolhidos pela comunidade da  serra na Consulta Popular do ano de 2024/25.

Na oportunidade, o diretor-executivo do CISGA, Rudimar Caberlon, comentou sobre o andamento do projeto de estruturação da concessão dos serviços de coleta, tratamento, transbordo, reciclagem e destinação de resíduos sólidos urbanos. Também informou sobre a visita técnica que prefeitos da região farão nos próximos dias a municípios do estado de Santa Catarina, com o objetivo de conhecer modelos de gestão e funcionamento de usinas de processamento de resíduos sólidos.

O presidente do Corede Serra, Evaldo Antonio Kuiava, aproveitou a oportunidade para parabenizar o CISGA pelo apoio técnico que tem dado no andamento dos projetos escolhidos pela Consulta Popular de 2024/25.

Projetos eleitos em 2024

- A implantação do Centro Regional de Tecnologias e Inovação em Agricultura da Serra Gaúcha (Horti Serra Gaúcha), na área de Desenvolvimento Rural;

- Criação do aplicativo “Serra Gaúcha”, para acessar informações sobre a oferta turística, cidades, atrativos e estabelecimentos, em Turismo;

- Implantação da Escola do Amanhã: Empregabilidade, jovens, indústria, na seara do Trabalho e Desenvolvimento Social;

- Implantação do Centro de Referência à Pessoa Idosa, na categoria de Desenvolvimento Social.

Kuiava informou aos representantes das entidades civis e públicas presentes na assembleia sobre as etapas e as premissas para seleção dos projetos para Consulta Popular 2025/26.

As propostas devem ter impacto regional, legado para a comunidade; expectativa do número de pessoas a serem beneficiadas; projetos finalísticos e não só meio; tempo de retorno do investimento; viabilidade técnica, econômica e social na execução.

As áreas para definição de projetos devem estar ligadas à agricultura, cultura, desenvolvimento econômico, direitos humanos e assistente social, esporte e lazer, inovação, ciência e tecnologia, meio ambiente, obras e habitação, trabalho e renda, transportes e turismo.

 

 

Conteúdo Rodapé