O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) foi uma das entidades apoiadoras da Conferência Internacional de Educação Ambiental (CIEDUCA) realizada nesta semana na Casa das Artes em Bento Gonçalves.
O CISGA esteve representado na abertura do evento pelo presidente Hadair Ferrari e pelo diretor-executivo Rudimar Caberlon.
A Conferência trouxe a temática “Construindo conexões sustentáveis: Um diálogo pela Educação Ambiental”, que é um chamado à ação, unindo escolas, autoridades e a iniciativa privada em um diálogo essencial sobre Educação Ambiental.
O evento foi um espaço para discussão e reflexão sobre as práticas da educação ambiental no Brasil, avaliando a implementação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), perspectivas e estratégias futuras.
Um dos desafios da Conferência foi promover uma ampla reflexão sobre as lacunas que existem nas ações conduzidas pelos diversos públicos envolvidos e buscar uma adequada compreensão da educação ambiental, bem como as incongruências e contradições sobre o assunto.
Visto a importância do tema no contexto atual e a necessidade de disseminar boas práticas de responsabilidade socioambiental, a CIEDUCA contou com a presença de especialistas na área da educação ambiental, além de reunir professores, alunos, profissionais da área ambiental dos setores público e privado, gestores, comunicadores e demais profissionais interessados em entender os princípios e objetivos da Educação Ambiental (Lei Federal 9.795/1999).
Durante a conferência foram apresentadas e divulgadas experiências de educação ambiental, existentes no Brasil, na área de educação formal e no ambiente empresarial, bem como a produção de subsídios teórico-práticos para orientar as ações de educação ambiental relacionadas com a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).