Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
29/09/2025

CISGA marca presença no ConSIM 3 e apoia integração regional ao SISBI-POA

Consultoria técnica do consórcio auxiliou cinco regiões a ampliar mercados e fortalecer a produção local

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), por meio dos coordenadores do SICISGA, os médicos-veterinários Carla Batista do Nascimento e Cristiano Selbach da Silva, participou da terceira edição do Projeto ConSIM, realizada em Rio dos Cedros (SC).

Voltado ao fortalecimento dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM), o Projeto ConSIM atua em três frentes: qualificação técnica, orientação regulatória às agroindústrias e mobilização de lideranças locais. A adesão ao sistema permite que municípios, estados e consórcios tenham equivalência de inspeção com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), abrindo oportunidades para que agroindústrias familiares alcancem mercados além de seus limites locais.

Durante o evento, também foram abordados temas como a inclusão, no cadastro do SISBI, de estabelecimentos para o SISBI-POA; o apoio técnico à estruturação de agroindústrias de pequeno porte; e o fortalecimento dos serviços de inspeção municipal com base em risco.

Esta terceira edição, que compreendeu o ciclo 2024/2025, resultou na integração de 33 consórcios públicos municipais ao SISBI-POA, abrangendo 593 municípios de 12 estados: MG, AL, BA, ES, MS, MT, PB, PE, RO, RS, SC e SP.

O SICISGA, por meio dos médicos-veterinários Cristiano Selbach da Silva e Carla Batista do Nascimento, participou como consultor do Projeto ConSIM, a convite do Mapa, auxiliando os consórcios no processo de integração ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

Com a conclusão da terceira edição, cinco consórcios assessorados pelo SICISGA alcançaram a adesão ao SISBI-POA: o CIRC (Santa Maria/RS), o COPES (Pelotas/RS), o CISA (Ijuí/RS), o CIGAMVALI (Jaraguá do Sul/SC) e o CIMVI (Timbó/SC).

Cristiano destacou que é gratificante ver os estabelecimentos e municípios assessorados pelo CISGA, a pedido do Ministério da Agricultura, integrados ao SISBI.

“É muito gratificante ver que todos os cinco consórcios que nós colaboramos receberam o título do SISBI. Então, não é apenas um reconhecimento do trabalho, mas sim um crescimento para todos nós, principalmente na questão da saúde pública e da oferta de um alimento seguro para a população”, salientou o coordenador do SICISGA.

Atualmente, estão incluídos no cadastro geral do SISBI-POA 24 estados e o Distrito Federal, 74 consórcios públicos (1.428 municípios) e 60 municípios individualmente integrados, além de mais de 4 mil estabelecimentos cadastrados e 42 mil produtos registrados.

A integração permite que as agroindústrias ligadas a esses consórcios possam comercializar seus produtos em todo o território nacional, ampliando mercados e fortalecendo a economia regional.

A cerimônia de encerramento contou com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro.

“Estamos vivendo um momento histórico. O SISBI amplia as oportunidades dos pequenos produtores, assegura alimentos de qualidade para os consumidores e já alcança mais de 1.400 municípios. Até o próximo ano, queremos chegar a 2.500, fortalecendo a renda no campo e a economia nas cidades, com mais segurança e competitividade para a produção brasileira”, afirmou o ministro Fávaro.

Conteúdo Rodapé