Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
24/09/2026

CISGA leva debate sobre resíduos sólidos à Conferência de Meio Ambiente

Encontro em Garibaldi discutiu alternativas regionais para qualificar a gestão dos resíduos urbanos

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) participou, no dia 21 de setembro, da abertura oficial da Conferência Municipal de Meio Ambiente de Garibaldi. O evento foi realizado no Auditório da Tramontina, no bairro Três Lagoas, e reuniu representantes do poder público e da comunidade para discutir ações e desafios relacionados à gestão ambiental.

Representando o CISGA, o diretor executivo Rudimar Caberlon apresentou a palestra “Concessão de Resíduos Sólidos”, na qual abordou o andamento da estruturação da proposta de concessão dos serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos. A iniciativa busca avaliar soluções de caráter regional para a gestão dos resíduos e ampliar a eficiência dos serviços prestados pelos municípios.

Durante a apresentação, Caberlon destacou a importância do planejamento regional e da adoção de alternativas que contribuam para melhorar a prestação dos serviços e, ao mesmo tempo, avancem em sustentabilidade. Segundo ele, os desafios relacionados aos resíduos sólidos exigem a integração entre diferentes setores da sociedade.

O diretor executivo também ressaltou o papel da comunidade, do poder público, das empresas e dos catadores na construção de soluções para a gestão dos resíduos. A proposta, nesse contexto, envolve a busca por alternativas que conciliem qualidade dos serviços, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

A abertura da conferência contou ainda com a participação do secretário municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Anderson Dalla Rosa, que destacou o evento como um espaço de diálogo e construção coletiva. Na ocasião, ele apresentou iniciativas ambientais desenvolvidas em Garibaldi, entre elas a campanha “Vidro Vira Vidro”, realizada em parceria com a Cooperativa Vinícola Garibaldi e a Verallia, e o projeto “Porta à Porta”.

 

Conteúdo Rodapé