O Consórcio Intermunicipal de Sustentabilidade da Serra Gaúcha (CISGA) promoveu um encontro com gestores municipais, representantes e equipes de compras e licitações para discutir o avanço da sustentabilidade nas contratações públicas e apresentar o aplicativo que visa qualificar e agilizar a forma como os municípios Consorciados conduzem seus processos de compras públicas.
A ferramenta foi desenvolvida com o objetivo de fortalecer a capacidade administrativa dos servidores e alinhar as práticas municipais à Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), incorporando ainda critérios de sustentabilidade socioambiental.
Durante a apresentação, o Consultor do Centro Brasileiro de Excelência em Gestão Pública (CEBRAGESP) e técnico responsável pelo projeto do aplicativo, Henrique Reichert, explicou que a nova ferramenta reúne uma ampla base de documentos e orientações oficiais tanto do Governo Federal quanto do Governo Estadual. “Nós alimentamos uma inteligência artificial voltada aos municípios da Serra Gaúcha com legislações específicas, cartilhas e exemplos práticos. Assim, ela consegue oferecer respostas mais assertivas e adequadas à realidade local”, destacou.
Segundo Reichert, a inteligência artificial não realiza buscas em fontes abertas, como o Google. Em vez disso, consulta exclusivamente leis, manuais e documentos oficiais. “Isso garante maior confiabilidade e precisão nas respostas, além de orientar os servidores de forma prática e segura”, explicou.
O aplicativo já está disponível para todos os municípios consorciados ao CISGA. Além da aba de inteligência artificial, a plataforma oferece acesso a um Guia de Compras Públicas desenvolvido especialmente para o Consórcio, bem como todos os arquivos e legislações de referência.
O Consultor na Área de Compras Públicas Governamentais e Desenvolvimento Sustentável, do CEBRAGESP, Marcelo Donatti, destacou a importância de integrar sustentabilidade, tecnologia e gestão pública.
“O que estamos fazendo aqui é uma continuidade de um trabalho que o CISGA vem realizando para promover o desenvolvimento regional por meio das compras públicas. Quando aplicamos critérios de sustentabilidade, conseguimos valorizar o comércio local, estimular o emprego e movimentar a economia de forma inteligente e responsável”, explicou Donatti.
A ferramenta também é capaz de auxiliar na elaboração de Estudos Técnicos Preliminares (ETPs), editais de licitação e outros documentos administrativos. “O objetivo é tornar o processo mais ágil, sustentável e alinhado às boas práticas de governança pública”, completou o Consultor.
O projeto foi desenvolvido em parceria com o CEBRAGESP, tendo Reichert à frente da integração tecnológica e o especialista Marcelo, responsável pelo conteúdo técnico da área de compras públicas.
Com o novo aplicativo e a integração das práticas sustentáveis nas licitações, o CISGA reafirma seu compromisso com a modernização administrativa e o fortalecimento econômico dos municípios da Serra Gaúcha, promovendo um modelo de gestão pública eficiente, inovador e comprometido com o futuro da região.
 
                    