Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
23/09/2024

CISGA e FGV firmam protocolo de intenções que visa construir soluções integradas

Um dos objetivos é fazer um diagnóstico relativo à área ambiental

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) e a Fundação Getúlio Vargas, firmaram Protocolo de Intenções, cujo objeto é estabelecer as bases gerais de mútua cooperação para o desenvolvimento de projetos ou atividades de interesse do CISGA, nas áreas de conhecimento da FGV, inclusive aqueles que sejam relativos ao desastre ambiental havido este ano, que afetou centenas de Municípios do Rio Grande do Sul.

Na quarta-feira,18 de setembro, aconteceu reunião virtual onde a FGV apresentou o plano de trabalho que prevê inicialmente a aplicação de questionário que visa fazer um diagnóstico Socioeconômico, Geoambiental e Urbanístico junto aos municípios consorciados.

- Geoambiental - contemplará a natureza das encostas, históricos de deslizamentos, redes de drenagens naturais, formas de captação de água e tratamento de dejetos em geral (esgotos e resíduos urbanos industriais).

- Socioeconômico - buscará informações sobre atividades econômicas, escolas, centros produtivos (agropecuária e indústria em geral).

- Urbanístico - tratará sobre a infraestrutura, mobilidades e mapas imobiliários

O diretor-executivo do CISGA, Rudimar Caberlon, disse que se buscou a FGV pela sua experiência em trabalhar em situações de desastres ambientais e assim pensar na organização de um planejamento estratégico de prevenção de forma integrada que fortaleça as ações dos municípios.

Está previsto para o dia 15 de outubro a vinda para a região da Serra de representantes da FGV para uma reunião com os municípios do CISGA, quando o assunto será aprofundado.

O CISGA é constituído por 26 municípios:  André da Rocha, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Marcos, Veranópolis e Vila Flores, que juntos formam uma população de 913.192 habitantes.

Conteúdo Rodapé