O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) realizou, na quarta-feira, 22 de outubro, reunião da Câmara Setorial da Saúde. O encontro teve como foco o debate de propostas voltadas à ampliação e à qualificação do atendimento em saúde nos municípios consorciados.
Entre os temas discutidos esteve o convênio entre a Secretaria Estadual da Saúde e os consórcios públicos intermunicipais para a gestão operacional descentralizada dos serviços de médicos teleconsultores em regulação. A iniciativa tem como objetivo ampliar a oferta de consultas especializadas e exames diagnósticos na rede pública.
Durante a reunião, os secretários municipais da Saúde sugeriram ampliar o leque de especialidades ofertadas, com foco em áreas de grande demanda na região, como traumatologia e ortopedia, endocrinologia e reumatologia.
Outro ponto de destaque foi o programa “Mais Especialidades”, por meio do qual o Rio Grande do Sul aderiu ao programa federal Mais Acesso a Especialistas (PMAE), do Ministério da Saúde. A proposta busca reduzir as filas de espera por consultas e exames especializados. Nesse contexto, os secretários defenderam a adesão a novas especialidades, como oftalmologia, cardiologia e ortopedia.
Também foi debatida a Portaria da Secretaria Estadual da Saúde que instituiu o Programa Estadual de Consórcios em Saúde do Rio Grande do Sul. A medida estabelece a prestação de serviços ambulatoriais de média e alta complexidade e cria um incentivo de custeio, com recursos do Tesouro do Estado, além de prorrogar o prazo para adesão dos municípios ao programa.
A telemedicina foi outro tema em pauta. Os secretários manifestaram interesse na proposta, avaliando que ela pode, inicialmente, ser aplicada nas áreas de psiquiatria e clínica geral. O assunto, entretanto, deverá ser aprofundado pelos municípios.