Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
13/12/2023

CISGA assina termo conjunto de cooperação sobre compras compartilhadas

Termo foi assinado durante Seminário Internacional sobre Compras Públicas na AMAL

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), através do seu Diretor Executivo, Rudimar Caberlon, participou nesta terça-feira (12) do Seminário Internacional sobre Compras Públicas na AMAL. O seminário integrou a programação da Missão de Cooperação Técnica em Portugal.

Na oportunidade, Caberlon, representando o CISGA, assinou um termo conjunto de cooperação sobre compras compartilhadas. O termo também foi assinado pela Agência Pública Intermunicipal de Serviços do Vale Europeu (APIS-SC), através do seu gerente de serviços, Elvis Pereira Santana e pela Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), entidade anfitriã com sede em Faro, que foi representada por Joaquim Pires, primeiro-secretário, e por Sérgio Inácio, que é diretor de departamento.

A Assessora Internacional da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Lorenna Cavalcante, destacou que o documento assinado é um plano de trabalho e cooperação que teve origem no ano de 2022 e agora os consórcios e a AMAL fizeram a assinatura do termo para tratar sobre o processo de compras públicas compartilhadas. “Esse acordo tem a vigência de um ano podendo ser prorrogado por mais tempo conforme o entendimento das partes. O objetivo é a troca de conhecimento entre os consórcios e a AMAL”, disse Lorenna.

Após a assinatura, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar seus respectivos processos de compartilhamento de compras.

Em sua explanação no Seminário Internacional, o Diretor Executivo do CISGA, Rudimar Caberlon, apresentou o CISGA, sua estrutura e o plano de compras para 2024. Também destacou alguns projetos desenvolvidos pelo Consórcio como Compras Compartilhadas, SISBI, Meio Ambiente e InovaJuntos.

Na questão específica das compras compartilhadas, Caberlon citou como exemplos a aquisição de medicamentos, testes covid, fraldas geriátricas, contentores para   resíduos sólidos urbanos para atender os municípios consorciados, material de expediente para artesanato, aquisição de biodigestores para escolas em convênio com o Ministério do Meio Ambiente, BTI para combater o mosquito borrachudo, pneus, material de higiene e limpeza, material de expediente e cercamento eletrônico entre outros.

O diretor executivo do CISGA finalizou dizendo que a troca de experiências é de fundamental importância para ir aprimorando os processos.

 

Projeto InovaJuntos

 

O Projeto InovaJuntos terá duração de quatro anos e tem objetivo de aproximar a realidade municipal à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, trabalha os seguintes temas transversais: equidade de gênero, boa governança, sustentabilidade ambiental, inovação, democracia local, participação social e crianças e jovens. Confira mais informações no site oficial do projeto.

Conteúdo Rodapé