Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
13/10/2025

Bento Gonçalves comemorou 135 anos de emancipação política

Município é reconhecido pela força de sua economia e por ser um importante polo industrial e turístico do Sul do Brasil

A Capital Brasileira do Vinho, Bento Gonçalves, completou 135 anos de emancipação política no sábado, 11 de outubro. Para celebrar a data, diversas atrações foram disponibilizadas para a população, como o Bento Balonismo, Encontro Antigos BG, Feira do Livro e atrações musicais. Na Via del Vino, aconteceu o Festival da Agroindústria Familiar.

Histórico:

Em 1875, inicia-se a imigração italiana na Encosta Superior do Nordeste, originando as Colônias de Dona Isabel (hoje Bento Gonçalves), Conde D'Eu (hoje Garibaldi) e Nova Palmira (hoje Caxias do Sul).

A Colônia Dona Isabel (Bento Gonçalves), criada em 1870, já era conhecida como Região da Cruzinha, devido a uma cruz rústica cravada sobre a sepultura de um possível tropeiro ou traçador de lotes coloniais. Era época do escambo, da troca de mercadoria por mercadoria. A Colônia Dona Isabel sediava um pequeno comércio no qual os tropeiros faziam paradas para descanso.

Em 1881, inicia-se a abertura da primeira estrada de rodagem ligando a Colônia Dona Isabel a São João de Montenegro (hoje Montenegro). O início do povoamento foi marcado por inúmeras dificuldades. Em 1877, a Colônia Dona Isabel sediava três casas comerciais, duas padarias, uma fábrica de chapéus e um total de 40 casas comerciais que ofereciam serviços e produtos diversos em todo o território da colônia.

 Emancipação Política:

O desmembramento da Colônia Dona Isabel do município de Montenegro foi oficializado pelo 'Acto' 474, de 11 de outubro de 1890, assinado por Cândido Costa, que constituiu o município de Bento Gonçalves, que atualmente possui mais de 120 mil habitantes.

 Origem do nome "Bento Gonçalves"

 O nome foi dado em homenagem ao general Bento Gonçalves da Silva, chefe da Revolução Farroupilha, ocorrida no Rio Grande do Sul de 1835 a 1845.

Conhecendo Bento Gonçalves

A cidade de  Bento Gonçalves é conhecida como  'Capital Brasileira da Uva e do Vinho'. É reconhecida pela força de sua economia e por ser um importante polo industrial e turístico do sul do Brasil.  O enoturismo, o turismo de negócios e eventos, e a diversidade de roteiros turísticos que a cidade oferece, levam o nome de Bento Gonçalves aos quatro cantos do país. Bento Gonçalves é um polo moveleiro e vitivinícola conhecido nacional e internacionalmente.

Principais atrações turísticas

- Caminhos de Pedra, Maria Fumaça, Rota Cantinas Históricas. Roteiros Segmentados, Tour de Compras, Tour Via del Vino, Turismo Aventura, Vale do Rio das Antas, Vale dos Vinhedos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdo Rodapé