Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
28/03/2024

Assembleia do CISGA trata sobre resíduos sólidos, energia limpa e aprova contas do ano de 2023

Prefeitos do Consórcio estiveram reunidos no auditório da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) em Garibaldi para deliberar pautas de interesse dos municípios

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) realizou nesta quarta-feira (27) no auditório da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) em Garibaldi, Assembleia Geral dos prefeitos dos municípios associados à entidade.

 

A abertura da assembleia foi realizada pelo prefeito de Cotiporã e secretário do CISGA, Ivelton Mateus Zardo, que deu as boas-vindas aos prefeitos. Na sequência, o diretor-executivo, Rudimar Cabelon, fez a leitura da ata da Assembleia Ordinária realizada no dia 31 de janeiro, sendo aprovada pelos presentes. Também foi aprovado o parecer do Conselho Fiscal sobre as contas do ano de 2023.

 

Caberlon fez um relato aos presentes sobre o andamento e as tratativas envolvendo o projeto de concessão dos resíduos sólidos (RSU- CAIXA e RS UP -UCS). Nessa questão específica, o Prefeito de Paraí, Oscar Dall'Agnol, fez um histórico do projeto, desde o seu início, seu andamento e alternativas que estão sendo  debatidas.

 

Rudimar Caberlon, apresentou ainda o relatório de pregões e plano anual de compras compartilhadas onde foi aprovado pelos prefeitos a inclusão de três novos itens:  Roteiros Vales da Serra e Caminhos de Caravaggio (Consulta Popular) e o Programa Olhos do Amanhã, que conta com emenda do deputado Estadual Guilherme Pasin.

 

Também foi tratado sobre o tema “Energia Limpa”, onde os chefes do poder executivo dos municípios relataram sobre a economia que a implantação da energia fotovoltaica e a instalação de iluminação a LED em espaços e prédios públicos tem gerado aos cofres públicos. Foi destacado também a importância de disponibilizar eletro postos em função da chegada ao mercado dos veículos movidos a energia elétrica e da região atrair muitos turistas.

 

Por fim, o Diretor Executivo do CISGA, informou sobre o cronograma de supervisões do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Em 2024 serão feitas as supervisões nos Serviços dos municípios de Paraí, Nova Prata, Cotiporã, Flores da Cunha, Fagundes Varela, São Marcos, Bento Gonçalves e Antônio Prado.

 

Conteúdo Rodapé