Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
02/09/2024

Agroindústrias que obtiveram selo Sisbi-POA através do CISGA recebem certificados durante a Expointer

Selo possibilita a venda de produtos de origem animal produzidos nos municípios para todo o território nacional

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) através dos coordenadores do SICISGA, médicos veterinários, Cristiano Selbach da Silva e Carla Batista do Nascimento, participou nesta semana da 47ª Expointer no município de Esteio.

No dia 26 de agosto de 2024, durante a Expointer, houve um momento significativo para três estabelecimentos da região da Serra Gaúcha, localizados em municípios que integram o CISGA, com a entrega dos certificados de habilitação para agroindústrias registradas nos Serviços de Inspeção integrados ao Sisbi-POA.

O selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), possibilita a venda de produtos de origem animal produzidos no município para todo o território nacional.

Receberam os certificados a Butelli Charcutaria Indústria de Alimentos Ltda, categoria Unidade de Beneficiamento de Carne e Produtos Cárneos, localizada em Garibaldi, a Don Cutello Charcutaria, categoria Unidade de Beneficiamento de Carne e Produtos Cárneos, localizado em Guaporé e a Granja Verona LTDA, categoria Unidade de Unidade de Beneficiamento de Ovos e Derivados, localizado em Veranópolis.

A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu durante o Simpósio: Agregação de Valor e Ampliação de Mercados como Estratégias para a Retomada das Agroindústrias Gaúchas de Produtos de Origem Animal. O simpósio destacou a importância da integração ao Sisbi-POA, abordando temas cruciais para o avanço do setor.

Entre os tópicos discutidos, o evento enfatizou as vantagens do Sisbi-POA e as recentes alterações legislativas que visam a inclusão de agroindústrias familiares e de pequeno porte. Também foi abordada a valorização dos produtos com o Selo Arte, além dos benefícios de programas como SENAF e PRONAF. O simpósio serviu como um palco para a troca de conhecimentos e estratégias que visam fortalecer e expandir as oportunidades para as agroindústrias gaúchas.

O SISBI-POA padroniza os conceitos, princípios e procedimentos de inspeção, para que as inspeções e fiscalizações de todas as esferas se tornem equivalentes e com isso possam alcançar os mesmos objetivos de inspeção, fiscalização, inocuidade e qualidade dos produtos permitindo-se assim que eles sejam comercializados em todo território nacional.

Para aderir ao SISBI-POA, os serviços de Inspeção devem adequar os processos e procedimentos de inspeção e fiscalização de acordo com os requisitos e procedimentos estabelecidos pelo SUASA e implementados pelo MAPA.

O CISGA participou do Projeto Piloto do CONSIM e obteve pela Portaria nº 459, de 23 de novembro de 2021, o reconhecimento da equivalência dos Serviços de Inspeção Municipais vinculados ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha, e com adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

O CISGA, é o único consórcio a receber o certificado para todas as áreas de atuação: abatedouro frigorífico (carnes e derivados) e unidades de beneficiamento (carnes e derivados, leite e derivados, mel e produtos apícolas, ovos e derivados, pescados e derivados.

Conteúdo Rodapé