Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
22/02/2024

AGESAN conta com serviço de Ouvidoria para atender a população

Agência foi escolhida pelos municípios do CISGA para ser o órgão que fará a regulação dos serviços de Saneamento básico

A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (AGESAN/RS), que foi escolhida pelos municípios consorciados ao CISGA para ser o órgão que fará a regulação dos serviços, definir as tarifas e fazer o acompanhamento da qualidade das águas e efluentes, também disponibiliza o serviço de Ouvidoria para a população.

 

O diretor-geral da AGESAN-RS, Demétrius Jung Gonzalez, informa que além dos canais de 0800, email e até presencial, a agência conta com o projeto de Ouvidoria Itinerante, no qual profissionais vão até as cidades para falar diretamente com os moradores.

 

“A Ouvidoria Itinerante, é quando a gente leva o ouvidor e a equipe até cada um dos municípios, tanto nas prefeituras, como às vezes no escritório da Corsan ou no escritório do prestador do serviço. Nós levamos a ouvidoria nestes locais para ela também receber as reclamações, sugestões e daí eventualmente abrir os próprios processos na hora. Então a Ouvidoria é um canal justamente para a população poder fazer as suas manifestações, sejam críticas, que geralmente é o que mais vem, mas também entender como funciona uma fatura, uma conta, um sistema de cobrança”, acrescentou Demétrius.

 

Ainda conforme o diretor-geral da AGESAN-RS, a iniciativa visa articular ações que visem à melhoria da prestação do serviço de saneamento básico à comunidade. Para isso, é necessário que os usuários sejam ouvidos e tenham suas demandas atendidas. A Ouvidoria Itinerante é uma forma de aproximar a agência reguladora dos cidadãos e garantir que as suas necessidades sejam atendidas de forma adequada.

 

Atualmente a AGESAN está regulando os serviços de saneamento em 101 municípios, abrangendo uma população de aproximadamente 4 milhões de pessoas.

 

Conteúdo Rodapé