Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal

Nova Araçá

Compartilhar:
Logotipo https://xadmin.s3.us-east-2.amazonaws.com/260/attractions/1257/image/f1a8a84261112577660076db6ead3393.png
Telefone 54 3275 1333
Endereço Rua Alexandre Gazzoni, 200, Centro

Histórico

Em 1883 é instalado o município de Lagoa Vermelha, então desmembrado de Vacaria. Em seu território, encontrava-se a área onde hoje está Nova Araçá. As terras desta localidade pertenciam a estancieiros residentes em outras partes de Lagoa, principalmente no Turvo (hoje André da Rocha).

Com a chegada dos imigrantes, passaram a vender a estes as terras situadas na Serra, que eram cobertas por densas florestas. Assim começava a colonização da região de Nova Araçá, ocupada principalmente por italianos. Os primeiros habitantes eram descendentes dos imigrantes, oriundos das chamadas “colônias velhas”, como Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Veranópolis, entre outros municípios.

Em 8 de março de 1901 é criado o Núcleo Colonial Araçá, localizado no 3º Distrito de Lagoa Vermelha, com uma área de 25 mil hectares.

Em 1932, a região é anexada ao município do Prata, sendo numerada como seu quarto distrito. Já em 1945, a localidade passa a se denominar Nova Araçá. Alguns anos mais tarde, em 1962, surge em Nova Bassano um movimento emancipacionista, destinado a criar um novo município abrangendo Bassano, Nova Araçá e Paraí. Depois de muitas reuniões e discussões, foi definido que Araçá buscaria sua autonomia de maneira independente.

Emancipação política

A emancipação política ocorreu em 22 de dezembro de 1964, a Lei 4.884 cria oficialmente o município de Nova Araçá. Seu primeiro prefeito foi Lucídio Bernardes Todeschini, que instalou o município e tomou posse em 12 de abril de 1965, data essa comemorada até hoje como o dia do Município. O município conta atualmente com 4.890 habitantes.

Origem do nome "Nova Araçá"

A denominação, segundo relatos, tem origem no Araçá, árvore frondosa que crescia principalmente à beira do arroio hoje também chamado Araçá, que serviam de abrigo e de ponto de encontro.

Em 1932, a região é anexada ao município do Prata, sendo numerada como seu quarto distrito. Já em 1945, a localidade passa a se denominar Nova Araçá.

Conhecendo Nova Araçá

Composto por morros, vales e áreas planas, o município tem na produção primária a sua base econômica. Predominam o cultivo de milho, a fruticultura e a olericultura. A criação de suínos, bovinos de leite e aves de corte também se destacam. A indústria tem sua força, manifestada em diversos setores como a produção de móveis, estruturas metálicas, calçados, laticínios, além de um frigorífico, ligado às produções de suínos e aves.

Principais atrações turísticas:

- Trilha Ecológica: Localizada junto ao Viveiro Municipal, a trilha ecológica é autoguiada e conta com cerca de 400 m de percurso.

 - Gruta Nossa Senhora de Lourdes: Fundada em 1935 e reconstruída em 1990, localizada em meio a uma paisagem natural, próxima ao arroio Araçá, um dos principais pontos turísticos da cidade.

 - Igreja Matriz: A Igreja Matriz foi construída no ano de 1940, quem iniciou a construção da mesma foi o primeiro Pároco da cidade, Padre Alberto Peroni.

 - Praça Padre Alberto Peroni: Remodelada em 2004, seu nome foi denominado pela Lei 1891/04 de 20 de dezembro de 2004, pois o Padre Alberto Peroni foi o primeiro Pároco da cidade de Nova Araçá, e foi quem deu início a construção da Igreja Matriz.

- Casa com Pipas de Vinho: Família da Comunidade Capoerinha  mora em pipas de armazenar vinho.

- Irmãos Frasson & Cia Ltda: Esta foi uma das primeiras indústrias de móveis da cidade com grande destaque naquela época, construída no ano de 1950, estando em atividade até os dias de hoje.

- Parque Clube Passo Velho do Afonso: Ponto turístico com grandes riquezas naturais, várias pessoas reúnem-se no verão para desfrutar as belezas do local. O parque localiza-se na linha Barra Grande.

 

 

Conteúdo Rodapé