Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal

Santa Tereza

Compartilhar:
Logotipo https://xadmin.s3.us-east-2.amazonaws.com/260/attractions/1263/image/0197491a85b9595cd33957e3c58aac8a.png
Telefone (54) 3456-1033
Endereço Av. Itália, 474

Histórico

A Colonização começou em 1875, por imigrantes italianos e poloneses que se instalaram as margens do Rio Taquari, na Linha José Júlio.  Em 1886, foi construída a primeira capela de madeira, benta pelo Reverendo Padre Finotti. Em 8 de julho de 1887, foi criada a paróquia de Santa Tereza e, em 12 de março de 1888, o monsenhor Sebastião Laranjeiras, nomeou o Padre Don Giosué Bardin, como primeiro Pároco de Santa Tereza.

Em 15 de outubro de 1916 o então prefeito de Bento Gonçalves, Marques de Carvalho Júnior decretou a criação de Distrito de Santa Tereza.  O transporte naquela época era feito por balsas pelo Rio Taquari, considerado um verdadeiro porto, uma vez que era única ligação com outros municípios e a capital do Estado.

A madeira para a construção das casas, o querosene, a produção rural, tudo era transportado através de balsas, principalmente, na época das cheias. A partir daí deu-se o desenvolvimento que tinha seu ponto alto no comércio de produtos agrícolas, madeiras, peles, aguardentes, etc.

Através de contatos, principalmente com a capital do Estado, fez-se presente a influência porto-alegrense, não só na economia, mas também, na arquitetura em alvenaria externou a sua grandiosidade.

Devido à distância até a sede do município e as precárias condições das estradas e meios de transportes, a população se conscientizou que necessitava urgente de um hospital. Os terezinos entusiasmados na época com a idéia, colaboraram financeiramente para a construção da casa de Saúde Santa Tereza, que ficou concluída em 1926.

Em 1927 o Dr. Francisco Settineri, italiano que chegou ao Brasil em 1924, abriu a Casa de Saúde do Doutor Settineri, que possuía uma moderna sala de operações e dez quartos para pacientes. Além destes dois hospitais, o distrito na época possuía o Banco do Rio Grande, Banco Pelotense e Banco do Comércio.

Em meados de 1927, iniciou-se a construção da estrada que ligaria o distrito de Santa Tereza a Bento Gonçalves, sendo intendente do Município, João Batista Pianca. Em 1928, foi criada a primeira Escola Municipal da Sede do Distrito, deixando de existir em 1938, quando foi criada uma Escola Estadual, com a nomeação de professores estaduais, criando escolas municipais nas linhas.

Emancipação política

Descontentes com as condições de infraestrutura, que causavam o êxodo rural, os moradores do então distrito criaram uma Comissão Emancipacionista em 1990, que obteve sucesso em 20 de março de 1992, quando o governador Alceu Collares decretou a criação do município de Santa Tereza. Atualmente o município conta com 1.729 habitantes.

Origem do nome "Santa Tereza"

O nome do município surgiu com a expressão de gratidão e amor do engenheiro chefe da colonização Senhor Joaquim Rodrigues Antunes pela sua esposa Tereza.

Conhecendo Santa Tereza

Santa Tereza baseia-se economicamente na agricultura, com destaque no cultivo das parreiras, hortifrutigranjeiros, na criação de suínos, móveis para exportação, metalurgia, plásticos, agroindústrias e artesanato.

O solo do Vale do Taquari é considerado um dos mais férteis do mundo, propício para o cultivo da cana-de-açúcar, com o qual é elaborada a cachaça desde os primórdios de sua ocupação.

Principais atrações turísticas

Santa Tereza encanta a todos visitantes pela beleza natural existente e por ser ter vários atrativos turísticos, assim como, cerca de 20 prédios históricos que foram construídos no final do século 19, estão preservados no centro do município,  tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional, Campanário da Igreja Matriz, Reserva Ecológica, Cascatas, Gruta Nossa Senhora da Uva, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Ponte pênsil, Artesanato em madeira, Cachaçaria, Vinícolas, Capitéis, Balsa para travessia do Rio Taquari, entre outros.

 

Conteúdo Rodapé