CISGA

Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha

Prefeitura

Voltar

Galeria de Imagens

Nova Roma do Sul

HISTÓRICO

Cercado pelos Rios das Antas e da Prata, com vales profundos, as terras de Nova Roma, passaram a ser colonizadas a partir de 1880 por imigrantes poloneses, suecos, e russos. Em 1888 iniciou a vinda de italianos que em alguns anos passaram a formar a maioria da população.

O território do atual município de Nova Roma do Sul pertenceu ao município de Antônio Prado durante mais de um século. A comissão de colonização dividiu-o em oito linhas onde se estruturaram 14 comunidades, cada qual com sua capela. Castro Alves foi a primeira e durante algum tempo parecia tornar-se a sede das oito linhas. Mas o povoado de Nova Treviso, na Linha Blessmann, passou a ser a nova sede, a partir de 1894, originando, com isso, inúmeras rivalidades entre os dois povoados.

Em 06 de janeiro de 1899, o padre Alessandro Pelegrini, com autorização do governo, estabeleceu-se entre Castro Alves e Nova Treviso, na Linha Carlos Leopoldo, dando início ao povoado de Nova Roma, em homenagem a capital da Itália, Roma. Em alguns anos o pequeno povoado tornou-se vila e em 19 de janeiro de 1923 passou a ser segundo distrito de Antônio Prado.

Após várias tentativas, já a partir de 1960, Nova Roma conseguiu sua emancipação política em 30 de novembro de 1987 e no dia 1º de janeiro de 1989, iniciou sua primeira administração municipal.

Atual, a cidade tem 3.343 habitantes.

TURISMO

Nova Roma do Sul tem inúmeros atrativos, bem como, Capela São José, Ponte de Ferro Rio das Antas, Casarão-Biblioteca Municipal, Balsa União I e União II, Vista do Belvedere Sonda- Fundo da Hidroelétrica, Gruta Fiorese, Cachoeirão, Usina Hidrelétrica Castro Alves, Igreja de São Pedro e São Paulo, Eco Parque Cia Aventura.

Prefeitura

(54) 3462.2871

cisga@cisga.com.br

Rua Jacob Ely, 498, sala 05 – Centro

Garibaldi/RS - CEP: 95720-000

Compartilhe este site