CISGA

Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha

Prefeitura

Voltar

Guaporé

GUAPORÉ

A história de Guaporé começa a partir do século passado, com a chegada dos primeiros imigrantes italianos, provenientes do norte da Itália.

O nome de Guaporé, de origem indígena, significa “VALE DESERTO”, escolhido pelos primeiros moradores, os índios do Grupo “GÊ”, pela nação Ibia ou Kaingang. O município foi criado em 11 de dezembro de 1903, tendo como primeiro Intendente  o Engenheiro,  Dr. Vespasiano Rodrigues Corrêa.

Guaporé localiza-se na Encosta Superior do Nordeste do Rio Grande do Sul, a 210 km de Porto Alegre, a Capital do Estado. Tem uma área de 298 Km², com uma altitude média de 450m. Seu clima é temperado e úmido.   

Guaporé apresenta uma população de 25 mil  habitantes. De formação econômica e cultural embasada na colonização italiana.

 O município destaca-se nas indústrias de joias folheadas,  lingeries e confecções em moda fitness e praia  e metal mecânica, além de um comércio diversificado e agropecuária forte e produtiva.

O município de Guaporé oferece eventos tradicionais como: Via Sacra no Morro do Cristo, Festa do Padroeiro Santo Antônio, Fórmula Truck, Mostra Guaporé (feira de Joias e Lingeries), Semana Farroupilha, Rodeio Crioulo Estadual, Romaria da Nossa Senhora da Saúde e Festividades Natalinas que englobam também a Semana do Município.

             PRINCIPAIS ATRATIVOS TURÍSTICOS:

 O CRISTO REDENTOR, construído em 1967, tem 13 metros de altura, ostentado em um pedestal de 07 metros, situado a 741 metros da montanha mais alta do município e é considerado o monumento simbólico de nossa comunidade. Na subida ao morro encontra-se a Via Sacra, com suas quatorze estações, onde na, Sexta – Feira Santa, é realizado o maior evento religioso da região, ou seja, a Procissão da Paixão de Cristo.

A IGREJA MATRIZ - em estilo gótico foi concluída em 1947, cinco décadas depois do início das obras e tem como Santo Padroeiro Santo Antônio. Os belos vitrais e a pintura interna da Igreja, obra do artista Guaporense Sr. Emílio B. Zanon é um convite à visitação. A Igreja Matriz Santo Antônio é sem dúvida nenhuma, uma das mais belas de todo o Estado do Rio Grande do Sul.

A FERROVIA DO TRIGO - que liga o Vale do Taquari ao Planalto Riograndense, constitui um atrativo turístico. Entre os municípios de Guaporé e Muçum estão as maiores obras de arte do sul do Brasil no setor ferroviário. São dezenas de túneis e gigantescos viadutos entre vales e montanhas, oferecendo uma paisagem belíssima e inesquecível.  O viaduto da Mula Preta é o maior já construído na América Latina, tem 509 metros de comprimento e uma altura média de 143 metros.

O AUTÓDROMO INTERNACIONAL  Nelson Luiz Barro, orgulho da comunidade Guaporense, é considerado pela crítica esportiva nacional e internacional como o mais belo e seguro Autódromo Brasileiro. Sua pista, de 3.080 metros, está localizada dentro de uma área de 90 hectares, oferecendo aos apaixonados pelo automobilismo área de camping e muitas opções de lazer, como parques de recreação infantil, além de infraestrutura adequada, com banheiros, áreas de estacionamento, restaurante, bares e claro um excelente atendimento.

Sediou provas importantes das categorias Stock Car, Fórmula Ford, Fórmula Chevrolet, Fórmula Truck, Pick Up Racing, entre outras que tornaram Guaporé conhecido no cenário esportivo e turístico internacional.

TURISMO DE COMPRAS: mais de 100 lojas, com produtos diretos de fábrica, no segmentos de joias folheadas, lingerie, moda praia e fitness. Design, identidade, beleza. Além do Shopping Belas Guaporé, que comporta mais de 60 lojas dos segmentos citados. O envolvimento com a cadeia do turismo, faz de Guaporé, um atrativo nacional em compras.

A ESCOLA SENAI GUAPORÉ, oferece qualificação em joias, confecções e metal mecânico, com programas para o menor aprendiz e para a comunidade.

De colonização basicamente italiana, a população guaporense é hospitaleira. Sua gastronomia segue a mesma tradição. Conhecida como a “CAPITAL DA HOSPITALIDADE”, Guaporé sabe receber calorosamente seus visitantes que, com certeza, levarão uma boa recordação, uma nova amizade e um motivo para voltar.

Prefeitura SIC NFS-e

(54) 3462.2871

cisga@cisga.com.br

Rua Jacob Ely, 498, sala 05 – Centro

Garibaldi/RS - CEP: 95720-000

Compartilhe este site