CISGA

Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha

Prefeitura

Voltar

Farroupilha

Histórico do Município:

 

 

FARROUPILHA: BERÇO DA IMIGRAÇÃO ITALIANA NO RIO GRANDE DO SUL

 

 

Farroupilha é considerada o “Berço da Imigração Italiana no Estado do Rio Grande do Sul”. As primeiras famílias de imigrantes chegaram na localidade que denominaram Nova Milano, em maio de 1875, vindas da província de Milão, norte da Itália.

 

As primeiras famílias foram as de Stefano Crippa, Tomazo Radaelli e Luigi Sperafico que encontraram terras praticamente inexploradas da região, com grande quantidade de matas virgens, e um índio semicivilizado conhecido como Luís Bugre, que serviu de guia a eles.

 

Entre 1885 e 1886, na Colônia Particular Sertorina, que ficava em parte dentro do atual território farroupilhense, Luis Antônio Feijó Junior, dono das terras, instalou uma comunidade habitada por imigrantes italianos trentinos e trevisanos. A localidade (atualmente bairro Nova Vicenza) ficava a 8 km de Nova Milano.

 

Os primeiros moradores da área teriam sido imigrantes italianos vicentinos, que já estavam assentados na Colônia Conde D’Eu (atual Garibaldi). Sentindo as potencialidades de desenvolvimento, venderam o que possuíam e instalaram-se na nova localidade.

 

Como o local era distante de Caxias do Sul e da Colônia Dona Isabel (atual Bento Gonçalves), os imigrantes tiveram de criar condições de sobrevivência. Foi assim que surgiram os primeiros artesãos, a casa de comércio, a igreja e o ferreiro. O núcleo prosperou com rapidez e logo a comunidade conseguiu um padre permanente e a instalação de uma escola, sob a responsabilidade das irmãs da congregação de São Carlos.

 

Ao mesmo tempo Nova Milano também progredia. Já tinha cartório, padre, igreja, subintendente e grande atividade agrícola. Em 1902, passou a ser 3º distrito de Caxias do Sul.

 

Em junho de 1910 foi inaugurada a ferrovia Montenegro – Caxias do Sul. A linha férrea passava entre as duas localidades (Nova Milano e Nova Vicenza). A estação de trem, denominada Nova Vicenza, e o armazém da ferrovia foram construídos onde hoje é área central de Farroupilha e consequentemente, um novo núcleo habitacional começou a surgir.

 

Em 1911, surgiu a estrada estadual Júlio de Castilhos, que iniciava em São Sebastião do Caí, passava por Nova Milano, pela estação Nova Vicenza, pela Nova Vicenza original e seguia até Antônio Prado, dando mais força à expansão do novo núcleo urbano e esvaziando populacional e economicamente Nova Milano e a primeira Nova Vicenza.

 

Seis anos depois, Nova Milano passou a fazer parte de Nova Vicenza e em 1927 foi designada como 2º distrito de Caxias do Sul. Com o progresso econômico da nova região foi inevitável que surgisse um movimento de emancipação. Desta forma, em 1934, uma comitiva de 35 pessoas, lideradas por Ângelo Antonello entregou uma petição ao então interventor federal no estado José Antônio Flores da Cunha.

O município de Farroupilha foi criado em dezembro de 1934, com seu território sendo desmembrado dos municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Montenegro. O nome é em homenagem ao centenário da Revolução Farroupilha, que seria comemorado no ano seguinte.

Prefeitura SIC NFS-e

(54) 3462.2871

cisga@cisga.com.br

Rua Jacob Ely, 498, sala 05 – Centro

Garibaldi/RS - CEP: 95720-000

Compartilhe este site