CISGA

Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha

Prefeitura

Voltar

Galeria de Imagens

Coronel Pilar

HISTÓRICO

Coronel Pilar, denominação surgida com uma expressão de luta e coragem em homenagem ao Republicano Coronel chamado Fabrício Pilar. O Tiro de Guerra que existia nesta localidade e que funcionou do ano de 1920 a 1948 quando cessaram suas atividades, que era de preparar os soldados da região para possíveis guerras.


Em 1877 chegaram aqui as primeiras bravas famílias de imigrantes italianos, vindas das Províncias de Cremona, Bergamo, Milão, Vicenza e Trento que chegaram aqui, em São Lourenço de Villas Boas, também conhecido por “Sessanta”, devido a sua localização no lote nº 60 da Linha Figueira de Mello, Ala Sul.


As primeiras famílias que aqui chegaram foram: Francesco Baruffi, Ângelo Magnani, Carlo Battista Bellini, Alessandro Benini, Steffano Bellini, Giuseppe Ricardi, Menochio Torriani, Andréa Brignoni, Pietro Grazioli, Francesco Bonissoni, Giuseppe Gnatta, Francesco Ferla, Francesco Pisoni, Giuseppe Galvagni, Bartolomeu Amaddori, Ângelo Zanatta, Jacob Bandera, Giovanni Ferri, e Giovanni Rottoli. Em 1925, ainda estava vivo, com a idade de 86 anos, o Senhor Francesco Baruffi, pai de 17 filhos, que havia fabricado o altar, o pavimento e as janelas da primeira igreja de madeira construída pelos imigrantes, sendo que o mesmo havia sido condecorado militarmente pelo governo italiano por haver participado da “patrie battaaglie” da Unificação italiana.

Atualmente, a cidade tem aproximadamente 2.000.

TURISMO:

Coronel Pilar é uma cidade cheia de festas de comunidade, destacamos algumas: no dia 16 de abril comemora-se a Emancipação do Município. Neste dia são realizadas várias atividades; jogos rurais com a participação de todo o município: futsal, futebol de campo, jogos de cartas: bisca, triset, canastra; cinco-marias, xadrez, tômbola e outros. Início do Campeonato de Bochas, administração mirim; inauguração de obras em andamento. Na Páscoa há a apresentação da Paixão e Morte de Cristo pela JUCOP (Juventude Unida de Coronel Pilar). Em maio é festejada Nossa Senhora de Caravággio na Linha Caravággio, onde reúne os fiéis do município. Em junho: a festa de Corpus Cristhi, com ornamentação e procissão. Em julho tem a homenagem ao Agricultor e Motorista. Em agosto a festa do padroeiro São Lourenço Mártir. Em novembro há a Festa dos Motoristas, Encontro de Corais.

Prefeitura

(54) 3462.2871

cisga@cisga.com.br

Rua Jacob Ely, 498, sala 05 – Centro

Garibaldi/RS - CEP: 95720-000

Compartilhe este site